PT pediu a retirada de outdoors com ofensas a Lula e a responsabilização de seus contratantes ao TSE, que veda a prática. Foto: Ricardo Stuckert
O Instituto Ipespe divulgou também nesta sexta-feira (14)
pesquisa de intenção de voto para as eleições de outubro. A pesquisa é feita por encomenda da XP Investimentos. O Ipespe testou dois cenários e, em ambos, o candidato do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lidera com 44% das intenções de voto. No primeiro cenário, o presidente Jair Bolsonaro aparece com 24% e no segundo cenário com 25%.
Embora tenha, porém, um ponto percentual a mais no segundo cenário pesquisado, neste Bolsonaro perderia para Lula a eleição já no primeiro turno. No primeiro cenário, os demais candidatos abaixo de Lula somaram 45% das intenções de voto, um ponto percentual a mais que os votos dados ao candidato do PT. No segundo cenário, somam 42%.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.
No primeiro cenário, abaixo de Lula com 44% e Bolsonaro com 24%, vêm
Sergio Moro (Podemos), com 9%; Ciro Gomes (PDT), com 7%; João Doria (PSDB), com 2%; Simone Tebet (MDB),
Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D'Àvila (Novo), todos com 1%.
O segundo cenário inclui um candidato,
Alessandro Vieira, do Cidadania. E retira da disputa
Sergio Moro. Nesse caso, Lula mantém os 44%. Bolsonaro fica com 25%. Ciro Gomes tem 9%. João Doria tem 3%. Simone Tebet, 2%.
Rodrigo Pacheco,
Alessandro Vieira e Felipe D'Ávila, todos 1%.
Na pesquisa espontânea, Lula tem 35%. Bolsonaro tem 25%.
Sergio Moro, 4%. Ciro Gomes, 3%. E João Doria, 1%.
O Ipespe também mediu a avaliação do governo Bolsonaro, e ela se manteve estável com relação à rodada anterior. O governo é ruim ou péssimo para 54%; bom ou ótimo para 24% e regular para 21%.