Medida de redução do impacto da pandemia sobre setor de eventos e tentativa de redução do preço dos combustíveis são debatidos na Câmara. Foto: Edvaldo Rikelme/Câmara dos Deputados
Dados do
Radar do Congresso apontam o
Patriota e o
PSL como os partidos que mais votaram com o governo na
Câmara dos Deputados desde fevereiro de 2019, mês em que se iniciou a atual legislatura.
Votaram com o governo Jair Bolsonaro, respectivamente, em 95% e 94% das votações. PP, PSC e Republicanos vieram em terceiro lugar, com 93%.
No Senado, os partidos mais governistas são PSC (95%), DEM (94%), PSL (93%) e PP (92%).
As bancadas partidárias menos governistas são Rede (31% na Câmara e 63% no Senado), PT (24% na Câmara e 68% no Senado) e Psol, que não tem representação no Senado e votou junto com o governo em apenas 18% das votações realizadas na Câmara dos Deputados.
Essa grande diferença dos índices nas duas casas legislativas se deve, em grande parte, ao fato de a Câmara ser geralmente o local por onde se inicia a tramitação das proposições. Frequentemente, os assuntos chegam para o exame dos senadores já "pacificados" após a discussão feita pelos deputados.
Todos os dados são do Radar do Congresso, plataforma do
Congresso em Foco que reúne um amplo conjunto de informações sobre os parlamentares federais. O "nível de governismo" de cada congressista está entre os indicadores onde é possível analisar a performance do Legislativo.
Veja o nível de governismo das bancadas partidárias na Câmara e no Senado:
[gallery columns="2" link="file" size="full" ids="530191,530192"]
As informações desta nota foram enviadas antes para os assinantes do Congresso em Foco Insider. Clique no link e deguste gratuitamente por 30 dias a melhor ferramenta para acompanhar o que acontece de mais importante no Congresso e na política.
(Com Cynthia Araujo)