Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
violência policial
Congresso em Foco
26/5/2022 | Atualizado às 18:56
Genivaldo foi abordado pela PRF na cidade de Umbaúba, interior de Sergipe. Esquizofrênico, o homem ficou nervoso com a ação dos policiais, que utilizaram spray de pimenta e o imobilizaram no chão. Em seguida, os policiais jogaram um tipo de gás no porta-malas da viatura e colocaram Genivaldo dentro do veículo. Os vídeos da ação brutal repercutiram nas redes sociais. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe apontou que o homem morreu por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda. "A violência policial, em nenhuma circunstância, é positiva para a sociedade ou para os profissionais e corporações da segurança pública. Por isso mesmo, deve ser repudiada e duramente combatida", destacou o presidente da CDH.Como presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, sigo acompanhando as investigações sobre o assassinado de Genivaldo Jesus dos Santos. Já oficializamos a Polícia Civil de Sergipe, a PF, a Procuradoria da República e a própria PRF para requerer informações sobre o caso.
- Humberto Costa (@senadorhumberto) May 26, 2022
Em nota, a PRF de Sergipe afirmou que foram utilizadas "técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo" para conter Genivaldo. A corporação informa que foi aberto um procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policias envolvidos na ação. Confira a íntegra da nota:A violência policial, em nenhuma circunstância, é positiva para a sociedade ou para os profissionais e corporações da segurança pública. Por isso mesmo, deve ser repudiada e duramente combatida.
- Humberto Costa (@senadorhumberto) May 26, 2022
"Na data de hoje, 25 de maio de 2022, durante ação policial na BR-101, em Umbaúba-SE, um homem de 38 anos, resistiu ativamente a uma abordagem de uma equipe PRF. Em razão da sua agressividade, foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção e o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Umbaúba.
Durante o deslocamento, o abordado veio a passar mal e socorrido de imediato ao Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito.
A equipe registrou a ocorrência na Polícia Judiciária, que irá apurar o caso. A Polícia Rodoviária Federal em Sergipe lamenta o ocorrido e informa que foi aberto procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos."
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
Para guardas municipais, PEC da segurança corrige omissão histórica
Conscientização
Comissão da Câmara discute políticas para pessoas com autismo
TRANSPORTE PÚBLICO
TRANSPORTE PÚBLICO
Tarifa zero cresce e chega a 145 cidades e 5,4 milhões de pessoas
Incentivo Educacional