Carlos Portinho (PL-RJ), líder do governo no Senado Federal, defendeu a aprovação dos projetos do Executivo em trâmite no Congresso Nacional. Foto: Pedro França/Agência Senado
Após seis meses em aberto, o presidente
Jair Bolsonaro (PL), indicou o senador
Carlos Portinho (PL-RJ) para o posto de líder do governo no Senado. A informação foi confirmada pelo ministro-chefe da Secretaria de Governo, Célio Faria Júnior, nesta terça-feira (7) nas redes sociais.
"É com satisfação que recebemos a indicação assinada pelo presidente Jair Bolsonaro do senador
Carlos Portinho para Líder do Governo no Senado Federal", escreveu.
Portinho era suplente do senador Arolde de Oliveira, que morreu em 2020 em decorrência da covid-19. Atualmente, ele também é líder do PL no Senado, partido também do presidente Bolsonaro. Em conta oficial, o senador disse estar "muito honrado e motivado".
Segundo apurou nossa reportagem, a nomeação do senador
Carlos Portinho já foi assinada pelo Executivo e deverá ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
O cargo de liderança estava em aberto desde dezembro do ano passado, quando
Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) entregou o cargo após não ter apoio do Palácio do Planalto na disputa a uma indicação ao Tribunal de Contas da União (TCU). Na disputa, o nome do ex-senador Antonio Anastasia (PSD-MG) foi o escolhido.
Antes, o
Palácio do Planalto a costurava
negociações também sobre o nome do senador
Alexandre Silveira, do PSD de Minas Gerais. No entanto, conflitos partidários foram decisivos para Silveira não ser consolidado líder do governo.