Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
União Progressista
Congresso em Foco
28/4/2025 | Atualizado às 22:34
O União Brasil e o Progressistas confirmaram nesta segunda-feira, 28, a formação de uma federação partidária, que será oficializada em cerimônia nesta terça-feira, 29, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a partir das 15h.
Com 109 deputados federais, a federação União Brasil-PP será a maior bancada da Câmara, empatando em tamanho com o PL e o PSD. No Senado, a federação contará com 14 parlamentares.
A criação da federação pode ter impacto significativo na correlação de forças do Congresso Nacional, especialmente em votações importantes e na composição de espaços de poder, como presidências de comissões e relatorias de projetos estratégicos.
Em nota conjunta, as legendas afirmaram que a aliança foi "costurada com muito diálogo e confiança" e que pretende ser "uma bússola no centro da política, para impulsionar o Brasil ao rumo certo". Segundo o comunicado, o objetivo da união é promover equilíbrio e inovação, com responsabilidade fiscal e social.
Os partidos destacaram ainda que a federação não se trata de uma parceria de ocasião, mas sim de um projeto consistente com uma visão de longo prazo, apontando que a iniciativa é uma resposta madura ao cenário de fragmentação partidária e uma aposta na estabilidade institucional. De acordo com as siglas, a nova estrutura terá base forte nos estados, com apoio de lideranças que atuam no dia a dia da política real.
VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
Deputada acusa ex-marido de violência doméstica; veja o relato
Agressão em Plenário
Vereadores trocam socos durante sessão em Figueirópolis D'Oeste (MT)