Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Relações Exteriores
Congresso em Foco
24/4/2025 | Atualizado às 18:17
O presidente Lula criticou, nesta quinta-feira (24), a modificação do gênero da deputada Erika Hilton (Psol-SP) em visto americano. O chefe do Executivo afirmou, durante a cerimônia de sanção de lei que proíbe práticas discriminatórias contra gestantes em processos, que a prática contra a parlamentar foi "abominável".
"Erika, o que aconteceu com você, na minha opinião, é abominável. É importante que as deputadas que estão aqui se lembrem que vocês poderiam chegar na Câmara dos Deputados, vocês fazerem o ofício de todas as deputadas e mandar para o parlamento americano, dizendo da inconformidade de vocês com a ingerência da embaixada americana no documento de uma deputada brasileira", disse o presidente.
Lula ainda acrescentou que "quem tem o direito de discutir o que essa mulher é, é o Brasil", não decreto de Donald Trump. "Tem que ter um protesto da Câmara dos Deputados brasileira para a Câmara dos Deputados americana. E defender isso é defender a soberania brasileira", completou.
No início de abril, o governo dos Estados Unidos emitiu um visto para a deputada com o gênero masculino, contrariando a identidade de gênero de Erika Hilton, reconhecida legalmente pelo país como mulher. A parlamentar afirmou se tratar de "transfobia de Estado". Além dela, a também deputada trans, Duda Salabert (PDT-MG) teve o gênero alterado no documento.
Apesar de a viagem aos EUA ter sido autorizada pela Câmara e o visto posteriormente validado como missão oficial, a designação incorreta de gênero levou Erika a recusar o uso do documento. Segundo a deputada, o erro configura desrespeito à sua identidade e ao Estado brasileiro, já que viola registros civis reconhecidos por lei.
O perfil em português do Departamento de Estado dos Estados Unidos no X (antigo Twitter), dias depois, rebateu a deputada sob o argumento de que "os vistos americanos são um privilégio, e não um direito, reservados àqueles que tornam os Estados Unidos melhores, e não àqueles que buscam destruí-los por dentro". O perfil replicou a resposta do secretário de Estado, Marco Rubio.
Nas redes sociais, Erika Hilton agradeceu ao presidente pela manifestação nesta quinta-feira. "Hoje, o Presidente Lula defendeu, ativamente, a soberania do nosso país, o direito das pessoas que aqui vivem ao registro civil e a inviolabilidade diplomática de parlamentares em missão oficial", escreveu.
Temas
LEIA MAIS
Adeus a Francisco
INQUÉRITO DO GOLPE
DESVIO BILIONÁRIO
Fraude de R$ 6,3 bi: presidente do INSS é afastado em operação da PF
PENSÃO ALIMENTÍCIA
MELHORANDO A RELAÇÃO
Jantar com Lula na casa de Hugo Motta reuniu 18 líderes; veja quem foi