Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
SAÚDE
Congresso em Foco
9/4/2025 | Atualizado às 22:31
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) o projeto de lei 127/2024, do deputado André Janones (Avante-MG). O texto, aprovado de forma unânime em votação simbólica, prevê a criação de um programa específico de amparo à saúde mental voltado à população idosa de baixa renda Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo é garantir atendimento contínuo, ações de prevenção, apoio a cuidadores e campanhas de conscientização para profissionais e famílias. O texto aprovado modifica o Estatuto da Pessoa Idosa e segue agora para o Senado.
Funcionamento do programa
A versão final do texto aprovada no plenário determina que o programa será implantado pelo SUS e deve seguir diretrizes já existentes nas legislações de saúde mental e de organização do sistema.
Estão previstas ações específicas para idosos em situação de vulnerabilidade, apoio estendido aos cuidadores e capacitação de profissionais que atuam com esse público. A gestão do SUS deverá ainda elaborar e divulgar anualmente relatórios sobre o funcionamento do programa.
Argumentos do autor
A proposta foi apresentada pelo deputado André Janones, que defende a urgência de políticas públicas para enfrentar o sofrimento psíquico entre os idosos, especialmente os mais pobres. "O envelhecimento acarreta várias mudanças fisiológicas [] Todas essas alterações acarretam sofrimento psíquico, mesmo em quem não tenha outros problemas mentais", argumenta.
Ele aponta que a falta de recursos limita o acesso a lazer, transporte e convivência social, aumentando a vulnerabilidade emocional desse grupo. "Pessoas deprimidas tendem a se recolher, diminuir seu nível de atividade e evitar contato social", afirma.
O relator da matéria, deputado Eriberto Medeiros (PSB-PE), relembrou que a Constituição prevê o dever estatal de defesa dos idosos.
Temas
LEIA MAIS
Câmara dos Deputados
Como votaram os deputados no parecer pela cassação de Glauber Braga
CÂMARA DOS DEPUTADOS
VOTO DISTRITAL MISTO
Câmara se mexe para mudar regra de eleição de deputado e vereador
SEGURANÇA PÚBLICA
Comissão aprova veto a armas na segurança de Lula e ministros
DOIS VOTOS PARA DEPUTADO
Voto distrital misto: os prós e contras do projeto que Hugo quer votar