Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CÂMARA
Congresso em Foco
9/4/2025 | Atualizado 10/4/2025 às 7:53
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados julga nesta quarta-feira (9) o pedido de cassação do deputado Glauber Braga (Psol-RJ). O relator do processo, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), defende a perda do mandato por quebra de decoro. A reunião havia sido iniciada na semana passada, mas foi adiada para que os membros do colegiado analisassem os argumentos da defesa.
O processo foi aberto após uma representação do partido Novo. Glauber é acusado de agredir e expulsar, com empurrões e chutes, o militante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro, nas dependências da Câmara, em abril de 2024. Segundo a defesa, o deputado reagiu a ofensas e provocações reiteradas - inclusive contra sua mãe - e seria alvo de perseguição política por denunciar irregularidades no chamado "orçamento secreto".
Além da agressão a Costenaro, o relatório cita insultos ao deputado Kim Kataguiri (União-SP) durante o episódio. Se o relatório for aprovado, caberá ao plenário da Câmara decidir sobre a cassação ou não do mandato de Glauber.
Temas
LEIA MAIS
PRESSÃO SOBRE HUGO MOTTA
Sóstenes diz que urgência para anistia tem apoio de 260 deputados
DIREITOS HUMANOS
Célia Xakriabá aciona STF por repressão policial em marcha indígena
REFORMA TRIBUTÁRIA
Comitê gestor do IBS: impasse entre municípios vai parar no Congresso
SUSPEITA DE CORRUPÇÃO
Alvo de operação, prefeito de Sorocaba ironiza PF: "Achou Pokémon"
Câmara dos Deputados
Como votaram os deputados no parecer pela cassação de Glauber Braga