YouTube resolve desmonetizar canais da Joven Pan por entender que eles promovem desinformação.
A rádio e televisão
Jovem Pan terão seus canais desmonetizados no Youtube. A decisão foi anunciada pelo Youtube nesta quarta-feira (23). A decisão não obedece qualquer determinação da Justiça. A empresa que administra a plataforma de compartilhamento de vídeos tomou a decisão por sua própria iniciativa.
O
Youtube informou à coluna de Malu Gaspar, do jornal
O Globo, que o canal "Os Pingos nos Is", da Jovem Pan, "incorreu em repetidas violações das nossas políticas contra desinformação em eleições e nossas diretrizes de conteúdo adequado para publicidade, incluindo as relacionadas a questões polêmicas e eventos sensíveis, atos perigosos ou nocivos, além de outras políticas de monetização".
"Desta forma, suspendemos a monetização do respectivo canal e dos outros que integram a rede Jovem Pan no YouTube, de acordo com nossas regras", esclareceu a empresa. Com a medida, a empresa deixa de receber pelos anúncios veiculados nos vídeos publicados no
canal.
Conhecida pelo seu perfil de extrema-direita, a Jovem Pan é responde uma ação que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por tratar, de forma privilegiada, o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições deste ano. O pedido de investigação foi da coligação do presidente eleito
Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O presidente da emissora, Antônio Augusto Amaral de Carvalho, conhecido como Tutinha, diz que a empresa pratica o "
jornalismo de opinião", debatendo fatos. Ele é investigado no TSE por suposta prática de uso indevido dos meios de comunicação.