Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Ditadura Militar
Congresso em Foco
31/3/2025 | Atualizado às 17:10
Nesta segunda-feira (31), o Brasil relembra os 61 anos do golpe militar de 1964, que resultou na instauração de um regime autoritário comandado pelas Forças Armadas. O golpe destituiu o então presidente João Goulart e deu início a uma ditadura que perdurou por 21 anos, marcada por graves violações dos direitos humanos. Durante esse período, milhares de brasileiros foram vítimas de perseguições políticas com registros de tortura sistemática, desaparecimentos forçados, execuções, exílios e censura. A repressão alcançou artistas, estudantes, professores, lideranças sindicais, políticos e qualquer cidadão que ousasse expressar ideias consideradas subversivas pelo regime.
A data reacende debates nas redes sociais e na esfera política, com manifestações públicas de diversas autoridades e representantes eleitos. Parlamentares de diferentes partidos utilizaram seus perfis para rememorar o episódio que marcou a história do país com uma violência institucionalizada e sem precedentes. As publicações reforçam a importância da preservação da democracia, da liberdade de expressão e dos direitos humanos.
Veja as publicações:
Neste 31 de março o golpe empresarial-militar de 1964 completa 61 anos. A ausência de justiça de transição fortalece, até hoje, os apelos da extrema direita por ditadura no Brasil e tem relação direta com a tentativa de golpe feita por Bolsonaro e seus comparsas.
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) March 31, 2025
Mais do que. pic.twitter.com/ezyK0TVY9P
É preciso relembrar para não repetir! O Golpe Militar aconteceu há 61 anos, mas hoje ainda precisamos lutar firmemente em defesa da democracia, contra o extremismo e pela justiça. Ditadura nunca mais. Democracia sempre. Sem anistia.
— Rui Costa (@costa_rui) March 31, 2025
Há 61 anos, um golpe de estado lançou o país em um longo período de ditadura, que cerceou direitos e garantias, perseguiu, prendeu e matou opositores. Foram mais de duas décadas de resistência e sacrifício para a restauração da democracia, que culminaram com a campanha das.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) March 31, 2025
Hoje é um dia para lembrarmos de quão nocivas são as ditaduras. Períodos de dores e tristes lembranças. No caso do Brasil: torturas, assassinatos, desaparecimentos, corrupção e impunidade.
— Luiz Marinho (@luizmarinhopt) March 31, 2025
Por isso, neste 31 de março, a palavra de ordem é ANISTIA, NÃO!#anistianão #democracia
31 de Março - 61 anos do Golpe Militar no Brasil!
— Luizianne Lins (@LuizianneLinsPT) March 31, 2025
61 anos depois, pela primeira vez, o Brasil tem generais no banco dos réus por crime de Golpe de Estado. 61 anos depois, o cinema nacional brilha no mundo retratando a resistência à ditadura militar. Que não se esqueça, para que. pic.twitter.com/dyEbh3dhWf
DITADURA NUNCA MAIS! Hoje se completam 61 anos do golpe militar de 1964. Golpe que perseguiu pessoas por opinião, ceifou milhares de vidas e interrompeu a vida democrática brasileira durante mais de 20 anos. A luta pela democracia é ininterrupta e o combate ao fascismo, sem. pic.twitter.com/7zaN7IWaxK
— Ivan Valente (@IvanValente) March 31, 2025
Há exatos 61 anos, o Brasil viveu um dia que ainda não acabou. Brasília, que nasceu como a "Capital da Esperança", perdeu cedo a sua inocência e a democracia se misturou ao pó vermelho do cerrado. Não fizemos o luto desse período traumático. Ditadores e torturadores não foram.
— Erika Kokay (@erikakokay) March 31, 2025
DITADURA NUNCA MAIS
— Fábio Felix ?????? (@fabiofelixdf) March 31, 2025
Há 61 anos acontecia o golpe militar de 1964, que mergulhou o Brasil na ditadura que durou 21 anos.
Revejam o dia que protestei contra a fala criminosa do general Heleno na #CPIdosAtosGolpistas, agora indiciado por tentativa de golpe.
Para que não se. pic.twitter.com/NS2qdeP18K
Temas
TRANSPORTE PÚBLICO
Incentivo Educacional
Ditadura Militar
Parlamentares e ministros relembram 61 anos do golpe militar