Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Câmara dos Deputados
Congresso em Foco
29/3/2025 19:00
Um projeto de lei (PL 236/25) em tramitação na Câmara dos Deputados propõe alteração na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para considerar o tempo de deslocamento entre a residência e o trabalho como parte da jornada, quando o transporte for fornecido pelo empregador.
Essa inclusão seria válida para situações em que o local de trabalho apresente difícil acesso ou seja parcialmente ou totalmente desprovido de transporte público regular.
Atualmente, a legislação não computa o tempo de deslocamento casa-trabalho e trabalho-casa como período à disposição do empregador.
O deputado Patrus Ananias (PT-MG), autor do projeto, argumenta que "o empregado não pode ser penalizado por condições logísticas alheias à sua escolha, especialmente quando o empregador é quem determina o local de trabalho".
O PL 236/25 seguirá para análise das Comissões de Trabalho, de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e, posteriormente, pelo Senado.
LEIA MAIS
Processo de cassação
Glauber Braga completa uma semana de greve de fome: "Não vou desistir"
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
TENTATIVA DE GOLPE
Veja a posição de cada um dos 513 deputados sobre a votação da anistia
Tentativa de golpe
STF nega recurso para afastar ministros de julgamento do 8 de janeiro