Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
MEIO AMBIENTE
Congresso em Foco
27/3/2025 | Atualizado às 10:27
O presidente Lula prometeu que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para ser realizada em Belém, no Pará, de 10 e 21 de novembro de 2025, será "a melhor COP já feita desde a primeira COP".
"Não queremos uma COP que seja um festival de pessoas andando para lá e para cá, como se fosse um shopping de produtos ambientais, onde todo mundo compra o que quiser, vende o que quiser, sem ninguém ter responsabilidade", disse o presidente. "Para que a gente possa tirar da COP30 decisões que possam ser cumpridas, que a sociedade possa acreditar" e "compromissos para que o planeta não aqueça mais de 1 grau e meio".
A declaração foi feita em Tóquio, no Japão, em entrevista coletiva a jornalistas na noite de quarta-feira (26), considerando-se o horário brasileiro. O presidente desembarcou no país asiático na última segunda-feira (24), acompanhado de uma comitiva de ministros, parlamentares e líderes sindicais. Segue em voo para o Vietnã nesta quinta-feira (27).
Na entrevista, o presidente disse que essa é sua ida mais importante ao país asiático em todos os seus mandatos como seu presidente, com a função de "estreitar a relação com o Japão num momento em que a democracia corre muito risco no mundo" por causa do avanço de "setores de extrema-direita negacionista".
Sobre a mudança climática, afirmou: "Quem acredita que está acontecendo é que tem que brigar. E o Brasil vai fazer a sua parte". Também disse que "mais responsabilidade têm os países que se industrializaram há 250 anos atrás, há 200 anos atrás".
LEIA MAIS
TRANSPORTE PÚBLICO
Tarifa zero cresce e chega a 145 cidades e 5,4 milhões de pessoas