Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Tentativa de Golpe
Congresso em Foco
26/3/2025 15:41
A primeira turma do STF aceitou nesta quarta-feira (26) a denúncia da Procuradoria-Geral da República que torna Jair Bolsonaro e outros 7 aliados réus na investigação de tentativa de golpe de Estado e organização criminosa nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Após decisão unânime por 5 votos a 0, aliados e oposição do governo se pronunciaram através das redes sociais e da imprensa.
Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, alegou que a decisão em julgamento conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes é fruto de perseguição política para retirar Bolsonaro e a oposição das eleições de 2026. "Temos hoje no Brasil o mais importante processo penal de sua história, posto que mesmo contaminado desde o seu início por ilegalidades, abuso de autoridade e pesca probatória, não há nenhuma prova que indique que Jair Bolsonaro tenha praticado qualquer dos crimes que lhe são imputados.", declarou ele.
Veja abaixo algumas declarações de membros da oposição e aliados do governo nas redes sociais:
Iniciar uma ação penal dessa natureza, com juízes nitidamente impedidos, sem uma única prova, num tribunal incompetente para julgar pessoas sem foro privilegiado, é a confirmação de que o STF está a serviço do mal. Seguimos em frente, porque no final o bem sempre vence o mal.
— Deputado Sanderson (@DepSanderson) March 26, 2025
Ontem deu Argentina, hoje deu Venezuela.
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) March 26, 2025
Não causou surpresa a ninguém o recebimento da denúncia pela primeira turma do STF. @jairbolsonaro e seus aliados já estão sentenciados. Todo esse processo é viciado do início ao fim. O STF sequer poderia julgar essas pessoas. Competentes advogados demonstraram violações atrás.
— Bia Kicis (@Biakicis) March 26, 2025
BOLSONARO ARREGOU
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) March 26, 2025
Muito machão na hora de tentar derrubar a democracia do país, mas um baita arregão na hora de encarar a justiça. Depois de ontem, desistiu de ir ao STF acompanhar a votação que o tornará réu. Típico!
Bolsonaro se torna réu no STF por tentativa de golpe, um passo importante para o fortalecimento da democracia e para mostrar que todos estão sujeitos à justiça. A impunidade não tem espaço em um Estado democrático de direito.
— José Guimarães (@guimaraes13PT) March 26, 2025
?? STF já tem maioria de votos para tornar Bolsonaro e aliados reús por tentativa de golpe! Que a justiça seja feita para que ameaças como essa nunca mais se repitam. Viva de democracia! #SemAnistia pic.twitter.com/9c4R1v6OJT
— Pastor Henrique Vieira (@pastorhenriquev) March 26, 2025
SEGURANÇA PÚBLICA
Senado votará PEC que inclui guardas municipais na Constituição
Tentativa de Golpe
Governistas veem Bolsonaro perto da cadeia; oposição cita perseguição