Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
MEIO AMBIENTE
Congresso em Foco
26/3/2025 | Atualizado às 7:59
O governo federal formalizou a criação da estrutura que coordenará a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), prevista para ocorrer em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro de 2025. Um decreto assinado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que hoje ocupa o cargo de presidente enquanto Lula está em viagem na Ásia, oficializou a criação da Presidência da COP30, vinculada diretamente ao Gabinete Pessoal do Presidente da República.
A Presidência da COP30 terá como funções centrais liderar as negociações internacionais do Brasil durante o evento, coordenar articulações com órgãos da ONU e mobilizar atores nacionais e estrangeiros em torno da agenda climática. Também será responsável por promover o engajamento da sociedade nas discussões que antecedem e ocorrem durante a conferência.
O decreto publicado no Diário Oficial da União também detalha o quadro de cargos comissionados e funções de confiança que irão compor a nova estrutura, com duração prevista até 1º de dezembro de 2026. A equipe será composta por oito cargos, incluindo diretor-executivo, coordenadores e chefes de gabinete, todos com funções de coordenação administrativa e estratégica.
O presidente da COP 30 é o embaixador André Corrêa do Lago, que é secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores. A secretária nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni, é a diretora-executiva da conferência.
A COP30 será a primeira conferência climática da ONU realizada na região amazônica e uma das maiores já organizadas no Brasil. O evento reunirá chefes de Estado, negociadores, cientistas e representantes da sociedade civil para discutir metas globais de combate à mudança do clima.
Tags
Temas
LEIA MAIS
VIAGEM DO PRESIDENTE
Lula explica presença de Lira e Pacheco no Japão: "Rei é sempre rei"
GOVERNO E CONGRESSO
Lula diz que chamará Hugo e Alcolumbre em suas viagens internacionais
TENTATIVA DE GOLPE
Moraes é interrompido por gritos durante julgamento de Bolsonaro
Tentativa de Golpe
Governistas veem Bolsonaro perto da cadeia; oposição cita perseguição
TENTATIVA DE GOLPE
Réu, Bolsonaro ataca Moraes e defende anistia para "pacificar o país"