Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
ELEIÇÕES 2026
Congresso em Foco
27/02/2025 | Atualizado às 09h55
Pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (27), revela que o senador e ex-juiz Sergio Moro (União-PR) lidera a disputa ao governo do Paraná, com 30% das intenções de voto. No segundo lugar, está o ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PSD), com 18%. Logo atrás, aparecem Cristina Graeml (Podemos) com 10% e o deputado federal Zeca Dirceu (PT) com 7%.
A pesquisa também avaliou a opinião dos entrevistados sobre a sucessão do atual governador. Para 67% dos participantes, Ratinho Junior (PSD) merece indicar um sucessor, enquanto 23% não compartilham dessa opinião. Outros 10% não souberam ou não responderam.
A pesquisa mostra elevada aprovação do governo de Ratinho Junior, com 81% de apoio popular e apenas 14% de desaprovação. Essa avaliação demonstra estabilidade, pois o governador tinha 79% de aprovação em abril de 2024 e alcançou 81% em dezembro do mesmo ano.
A pesquisa da Quaest entrevistou 1.104 pessoas no Paraná entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Lava Jato
Juiz da Operação Lava Jato em Curitiba, Sergio Moro largou a magistratura em 2019 para assumir o cargo de ministro da Justiça no governo Jair Bolsonaro. Ele deixou o governo em abril de 2020, acusando Bolsonaro de interferir indevidamente na atuação da Polícia Federal. Em 2022, elegeu-se senador pelo Paraná com 1,9 milhão de votos, 33% dos votos válidos. No segundo turno, reaproximou-se do ex-presidente e chegou a orientá-lo em debate contra o presidente Lula.
Em 2021, o Supremo Tribunal Federal derrubou a condenação imposta por Moro, em primeira instância, a Lula, ao considerá-lo parcial na condução do processo. Outras decisões dele, no mesmo sentido, foram derrubadas posteriormente. Acusado de gastar de maneira exorbitante em sua campanha eleitoral pelo PT e pelo PL, que pediam a cassação de seu mandato, Sergio Moro foi absolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral em maio do ano passado.
Câmara dos Deputados
Saiba quais deputados assinaram a PEC pelo fim da escala 6x1
CINEMA NO PLANALTO
REUNIÃO NO PLANALTO
Lula, Marinho e centrais definem mudança no saque-aniversário do FGTS