Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
ELEIÇÕES 2026
Congresso em Foco
27/2/2025 9:55
Pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (27), revela que o senador e ex-juiz Sergio Moro (União-PR) lidera a disputa ao governo do Paraná, com 30% das intenções de voto. No segundo lugar, está o ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PSD), com 18%. Logo atrás, aparecem Cristina Graeml (Podemos) com 10% e o deputado federal Zeca Dirceu (PT) com 7%.
A pesquisa também avaliou a opinião dos entrevistados sobre a sucessão do atual governador. Para 67% dos participantes, Ratinho Junior (PSD) merece indicar um sucessor, enquanto 23% não compartilham dessa opinião. Outros 10% não souberam ou não responderam.
A pesquisa mostra elevada aprovação do governo de Ratinho Junior, com 81% de apoio popular e apenas 14% de desaprovação. Essa avaliação demonstra estabilidade, pois o governador tinha 79% de aprovação em abril de 2024 e alcançou 81% em dezembro do mesmo ano.
A pesquisa da Quaest entrevistou 1.104 pessoas no Paraná entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Lava Jato
Juiz da Operação Lava Jato em Curitiba, Sergio Moro largou a magistratura em 2019 para assumir o cargo de ministro da Justiça no governo Jair Bolsonaro. Ele deixou o governo em abril de 2020, acusando Bolsonaro de interferir indevidamente na atuação da Polícia Federal. Em 2022, elegeu-se senador pelo Paraná com 1,9 milhão de votos, 33% dos votos válidos. No segundo turno, reaproximou-se do ex-presidente e chegou a orientá-lo em debate contra o presidente Lula.
Em 2021, o Supremo Tribunal Federal derrubou a condenação imposta por Moro, em primeira instância, a Lula, ao considerá-lo parcial na condução do processo. Outras decisões dele, no mesmo sentido, foram derrubadas posteriormente. Acusado de gastar de maneira exorbitante em sua campanha eleitoral pelo PT e pelo PL, que pediam a cassação de seu mandato, Sergio Moro foi absolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral em maio do ano passado.
LEIA MAIS
Direitos das Mulheres
SEGURANÇA PÚBLICA
Senado votará PEC que inclui guardas municipais na Constituição
Tentativa de Golpe
Governistas veem Bolsonaro perto da cadeia; oposição cita perseguição