Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Emendas parlamentares
Congresso em Foco
26/2/2025 | Atualizado 27/2/2025 às 14:51
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou nesta quarta-feira (26) os planos de trabalho do Executivo e do Legislativo referentes às emendas parlamentares. Assim, não há mais empecilhos para a execução das emendas parlamentares ao Orçamento 2025 e de exercícios financeiros anteriores.
Além disso, diante da apresentação dos planos que respeitam aos critérios de transparência exigidos pela Corte e pela Lei Complementar 210/2024, o magistrado cancelou a reunião de audiência com os Poderes, marcada para esta quinta-feira (27). Ele ainda afirmou que a necessidade de nova reunião será avaliada após o plenário do STF analisar a homologação dos planos.
Conforme o site do Supremo, a sessão virtual para analisar os planos de trabalho está agendada para iniciar na meia-noite dessa sexta-feira (28).
Na decisão, Dino ainda reforçou a necessidade de identificar os autores ou proponentes do empenho de emendas de comissão e emendas de bancada. A decisão vale tanto para o Legislativo quanto para o Executivo.
O ministro também apontou que a suspensão de emendas pode permanecer nos seguintes casos: impedimentos técnicos identificados, recursos da Saúde que não estejam em contas específicas, emendas Pix sem plano de trabalho, e suspensões específicas já determinadas em ONGs.
Planos de trabalho
Segundo a decisão, os planos de trabalho do Executivo e Legislativos foram elaborados em conjunto com a finalidade de formalizar e consolidar iniciativas institucionais, tanto internas a cada Poder quanto interinstitucionais, visando ao aprimoramento da transparência e da rastreabilidade das emendas parlamentares. Os planos são divididos nos seguintes eixos:
Flávio Dino ainda determinou que os Poderes informem nos autos, em 30 de maio de 2025, as atualizações acerca de cada Eixo do Plano de Trabalho apresentado, para o acompanhamento e novas deliberações desta Corte.
Temas
LEIA MAIS
PRESIDENTE NAS REDES
Lula lamenta morte de Cristina Buarque e celebra Páscoa e Calderano