Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Governo
Congresso em Foco
26/02/2025 | Atualizado às 18h55
A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, publicou nas redes sociais, nesta quarta-feira (26), um texto em que agradece o serviço e faz um balanço da gestão da ex-ministra da Saúde Nísia Trindade. Para Janja, a ex-chefe da pasta "trabalhou, dia a dia, de cabeça erguida, lutando o bom combate e mostrando ao povo brasileiro a importância da ciência".
"Querida ministra e amiga, você fez um trabalho incrível de reconstrução do Ministério da Saúde. Trabalhou, dia a dia, de cabeça erguida, lutando o bom combate e mostrando ao povo brasileiro a importância da ciência. Com você, o Ministério da Saúde e os profissionais do SUS voltaram a ser respeitados e isso nos enche de orgulho", escreveu a primeira-dama.
Nísia Trindade foi exonerada pelo presidente Lula na noite de terça-feira (25). A ministra será substituída por Alexandre Padilha, atual ministro da Secretaria de Relações Institucionais. A saída ocorre em meio a pressões de parlamentares e membros do governo, que apontavam dificuldades na gestão de demandas políticas e desafios enfrentados pela pasta.
Na gestão da ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Brasil enfrentou surtos de dengue, com alta demanda por vacinas e dificuldades logísticas na distribuição dos imunizantes. A escassez de profissionais de saúde nos hospitais federais do Rio de Janeiro também foi um dos pontos de preocupação na condução de Nísia à frente do Ministério da Saúde.
Na Câmara dos Deputados, parlamentares governistas teceram elogios à gestão, ao passo que congressistas da oposição acusaram Lula de "machismo" por demitir uma ministra mulher e apontaram problemas do ministério, como a queima de vacinas. "A ministra Nísia fez um trabalho muito bom no ministério, inclusive lançando hoje a vacina contra a dengue", declarou Ana Paula Lima (PT-SC).
A oposição, por outro lado, criticou o desempenho da agora ex-ministra. "Quase R$ 2 bilhões em medicamentos, vacinas e insumos incinerados. Aumento em 400% nos casos de dengue. Que absurdo", declarou Carlos Jody (PL-RJ).
Temas
LEIA MAIS
Câmara dos Deputados
Saiba quais deputados assinaram a PEC pelo fim da escala 6x1
CINEMA NO PLANALTO
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE
Em áudio, policial diz que "estavam com Moraes na mira para atirar"
REUNIÃO NO PLANALTO
Lula, Marinho e centrais definem mudança no saque-aniversário do FGTS