Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Inteligência artificial
Congresso em Foco
26/02/2025 | Atualizado às 13h44
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou um vídeo em suas redes sociais mostrando uma projeção da Faixa de Gaza reconstruída e transformada em um destino turístico de luxo. O vídeo, gerado por inteligência artificial, apresenta um contraste entre a destruição atual do território e um cenário futurístico com arranha-céus, hotéis e áreas de lazer.
Com duração de aproximadamente 30 segundos, o vídeo começa retratando a Gaza devastada, com escombros e pessoas caminhando entre as ruínas. Em seguida, as imagens mostram uma versão reimaginada da região, com infraestrutura moderna e praias movimentadas.
Entre os elementos exibidos estão figuras conhecidas, como Elon Musk, que aparece em uma praia jogando notas de dinheiro ao ar, e o próprio Trump, retratado ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, à beira de uma piscina. O vídeo também exibe um prédio com o nome "Hotel Trump" e uma grande estátua dourada do presidente dos EUA.
A publicação surge semanas após Trump ter afirmado, durante uma reunião com Netanyahu em Washington, que pretendia transformar Gaza na "Riviera do Oriente Médio", defendendo que os moradores do território fossem deslocados para Egito e Jordânia. No entanto, ele não detalhou como esse plano seria implementado.
O polêmico vídeo foi divulgado em meio ao conflito entre Israel e Hamas, que teve início em outubro de 2023. O ataque do Hamas contra Israel deixou cerca de 1.200 mortos e 250 reféns, enquanto a resposta militar israelense resultou em mais de 46 mil mortos, segundo autoridades palestinas.
LEIA MAIS
RELAÇÕES EXTERIORES
Câmara dos Deputados
Saiba quais deputados assinaram a PEC pelo fim da escala 6x1
CINEMA NO PLANALTO
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE
Em áudio, policial diz que "estavam com Moraes na mira para atirar"
REUNIÃO NO PLANALTO
Lula, Marinho e centrais definem mudança no saque-aniversário do FGTS