Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Plano de trabalho
Congresso em Foco
26/2/2025 | Atualizado 27/2/2025 às 14:03
O Congresso encaminhou nesta terça-feira (25) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um plano de trabalho para melhorar a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares. O documento - elaborado em conjunto pelo governo federal e pelas Advocacias da Câmara e do Seando - antecipa informações solicitadas pelo ministro do STF Flávio Dino no último dia 2 de fevereiro, dentro da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
O Congresso detalha no documento como as recomendações feitas por Dino em outra decisão, tomada em 19 de fevereiro, estão sendo implementadas. O objetivo é aprimorar a integração entre os sistemas dos poderes Executivo e Legislativo para melhorar o controle sobre as emendas, facilitar o acesso público às informações e tornar o processo mais transparente.
Ações e melhorias no sistema
O plano estabelece ações e cronogramas para implementação gradual das mudanças, considerando os diferentes tipos de emendas e seus períodos de execução. De acordo com o documento, todas as medidas seguem o que está previsto na Lei Complementar nº 210/2024, que regula a execução e proposição de emendas parlamentares. A proposta também está alinhada com o acordo firmado entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além das diretrizes da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Entre as melhorias já implementadas no Portal da Transparência, a AGU destaca:
Além disso, conforme determinado pelo ministro Flávio Dino, o documento informa as medidas adotadas para monitorar as Organizações Não-Governamentais (ONGs) beneficiadas por recursos de emendas parlamentares. Também são detalhados os processos de exclusão de entidades do Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim) e do Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS), conforme as diretrizes estabelecidas na decisão de 19 de fevereiro.
SEGURANÇA PÚBLICA
Senado votará PEC que inclui guardas municipais na Constituição
Tentativa de Golpe
Governistas veem Bolsonaro perto da cadeia; oposição cita perseguição