Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
ELEIÇÕES 2026
Congresso em Foco
26/02/2025 | Atualizado às 09h28
Os quatro governadores da direita considerados como prováveis candidatos à presidência em 2026 ainda são relativamente desconhecidos fora de suas regiões. Um levantamento realizado pela Genial/Quaest indica que alcançar reconhecimento nacional continua sendo um desafio para as candidaturas de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União-GO), Ratinho Junior (PSD-PR) e Romeu Zema (Novo-MG). Dentre eles, Tarcísio é o mais reconhecido fora de seu estado.
A pesquisa, feita entre 19 e 23 de fevereiro com entrevistas presenciais em oito estados, envolveu diferentes números de entrevistados: BA (1200), GO (1104), MG (1482), PR (1104), PE (1104), RJ (1400), RS (1404) e SP (1644). A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95% em todos os estados.
Com o lançamento da pré-candidatura agendado para 4 de abril em Salvador, Caiado é o menos conhecido nas unidades pesquisadas. Seu grau de desconhecimento vai de 64% no Paraná a 75% em Pernambuco. Entretanto, Caiado demonstra força em Goiás, onde 77% dos entrevistados afirmam conhecê-lo e votariam nele.
Por outro lado, Tarcísio de Freitas é o mais familiar nas outras regiões estudadas, embora ainda 60% dos eleitores de Pernambuco não o conheçam. Quase metade dos eleitores do Rio de Janeiro e de Minas Gerais também relataram não conhecê-lo. Entre os paulistas, 53% afirmaram conhecê-lo e votariam nele, enquanto 39% disseram que não votariam no governador para a presidência.
O pior desempenho em seu próprio quintal é de Romeu Zema, com 43% dos mineiros que o conhecem afirmando que não votariam nele para o Planalto.
O presidente Lula tem seu melhor desempenho nos dois estados do Nordeste pesquisados: em Pernambuco, 58% dos eleitores declararam que o conhecem e votariam nele; na Bahia, esse índice é de 59%. Por outro lado, sua situação é pior em Goiás, onde 67% que o conhecem declararam que não votariam nele novamente, e no Paraná, onde esse percentual fica em 68%.
Entre os nomes da direita avaliados, Michelle Bolsonaro se destaca com o maior percentual de reconhecimento e intenção de voto, tendo seu melhor desempenho no Paraná, onde 38% disseram que a conhecem e votariam nela. Em Pernambuco, esse número cai para 23%. O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, apresenta índices inferiores aos de Michelle, com sua melhor performance também no Paraná, onde 30% afirmaram que o conhecem e votariam nele.
A pesquisa também avaliou o potencial de reconhecimento, intenção de voto e rejeição de figuras como o ex-coach Pablo Marçal e o cantor Gusttavo Lima, que demonstraram um bom nível de conhecimento nos estados pesquisados, mas enfrentam uma rejeição significativa. Veja o levantamento:
Câmara dos Deputados
Saiba quais deputados assinaram a PEC pelo fim da escala 6x1
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE
Em áudio, policial diz que "estavam com Moraes na mira para atirar"
CINEMA NO PLANALTO
REUNIÃO NO PLANALTO
Lula, Marinho e centrais definem mudança no saque-aniversário do FGTS