Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Saúde
Congresso em Foco
25/02/2025 | Atualizado às 20h32
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (25), o projeto de lei (PL) 3.809/2024 que altera a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. Conforme a proposição, será garantida prioridade no atendimento e na marcação de consultas, exames e tratamentos para as pessoas com suspeita ou diagnóstico de câncer. A matéria vai para o Senado.
Ao prever que as pessoas com suspeita ou diagnóstico de câncer terão prioridade no agendamento de consultas, exames e tratamentos, a proposição irradia seus efeitos por todos os níveis de atenção à saúde desses pacientes, já tão fragilizados pela doença, argumenta o relator do texto, deputado Fausto Pinato (PP-SP).
O autor da proposição, Gilvan Máximo (Republicanos-DF), reafirma que a condição de prioridade para pacientes com câncer ou com suspeita do diagnóstico é extremamente importante. A detecção precoce e o tratamento ágil tornam-se essenciais para aumentar as chances de cura e melhorar a qualidade de vida dos pacientes oncológicos, afirma.
Com a alteração na Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, instituída pela Lei nº 14.758, de 19 de dezembro de 2023, é uma forma de garantir celeridade no atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
A otimização dos fluxos de atendimento e a garantia de prioridade aos pacientes com câncer podem resultar em uma economia significativa de recursos e, principalmente, salvar vidas, complementa o autor do PL.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. Outro fator agravante é que o
câncer já se tornou a principal causa de morte em várias cidades no país, ultrapassando as doenças cardiovasculares, conforme apontou Pinato no parecer.
Temas
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE
Em áudio, policial diz que "estavam com Moraes na mira para atirar"
REUNIÃO NO PLANALTO
Lula, Marinho e centrais definem mudança no saque-aniversário do FGTS
CINEMA NO PLANALTO