Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
SAÚDE
Congresso em Foco
25/02/2025 | Atualizado às 15h29
Uma fatia de 24% dos brasileiros da classe C já enfrentou algum quadro de piora na saúde por causa do tempo de espera para conseguir uma consulta ou exame pelo SUS (Sistema Único de Saúde), enquanto 40% conhecem alguma outra pessoa que passou pela mesma situação. A informação é da pesquisa "A Classe C e a Saúde", conduzida pelo Instituto Locomotiva.
A classe C é o segmento que abrange as famílias de renda média. O Locomotiva usa o critério de renda, considerando como classe C as famílias que ganham entre 4 e 10 salários mínimos, além de critérios próprios considerando hábitos de consumo, escolaridade e acesso a bens e serviços.
A pesquisa também questionou os entrevistados sobre se já desistiram de uma consulta com médico pelo SUS pela demora no atendimento e acabaram recorrendo a um médico particular. Leia os resultados abaixo.
De acordo com o presidente do Locomotiva, Renato Meirelles, a ideia da pesquisa é servir como insumo para gestores públicos buscarem soluções para resolver o dilema das filas para consultas e exames.
O levantamento entrevistou 1.500 pessoas, com 18 anos ou mais, em 127 cidades, nas 5 regiões do Brasil, no período de 19 a 21 de novembro de 2024. A amostra foi ponderada por gênero, faixa etária, classe e escolaridade para refletir a realidade populacional da classe C em cada região.
Temas
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE
Em áudio, policial diz que "estavam com Moraes na mira para atirar"
REUNIÃO NO PLANALTO
Lula, Marinho e centrais definem mudança no saque-aniversário do FGTS
CINEMA NO PLANALTO