Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
MUNDO
Congresso em Foco
24/02/2025 | Atualizado às 17h43
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou oficialmente Friedrich Merz pela vitória de seu partido, a Christlich Demokratische Union Deutschlands [União Democrata-Cristã, CDU], nas eleições parlamentares da Alemanha, realizadas no último domingo (23). Com 28,52% dos votos e 208 cadeiras no Bundestag, a CDU de Merz garantiu a liderança na disputa e agora busca formar uma coalizão governamental.
Em nota oficial, Lula destacou a importância da relação entre Brasil e Alemanha e ressaltou que os dois países compartilham compromissos fundamentais no cenário internacional. "A Alemanha é um país amigo e parceiro crucial do Brasil na defesa da democracia e do multilateralismo, na promoção do desenvolvimento sustentável e proteção dos direitos humanos", declarou.
O presidente brasileiro também enfatizou a necessidade de continuar trabalhando em conjunto em pautas globais. "Nossos países têm forte histórico de atuação conjunta por reformas na governança global. Estou convencido de que seguiremos trabalhando juntos para ampliar as convergências e complementaridades em prol de uma inserção internacional cada vez mais competitiva de ambos", afirmou Lula, citando o Acordo Mercosul-União Europeia e a COP 30 como oportunidades para fortalecer essa parceria.
Friedrich Merz, agora lidera as negociações para formar um novo governo. Em sua declaração após a vitória, ele reafirmou o compromisso de buscar uma coalizão com o Sozialdemokratische Partei Deutschlands [Partido Social-Democrata, SPD], terceira maior força do parlamento, para garantir governabilidade no país. Com isso, pode ficar isolado o Alternative für Deutschland [Alternativa para a Alemanha, AfD], partido de direita alinhado ao presidente americano Donald Trump e antagônico às pautas do governo Lula.
Confira a íntegra da nota do presidente Lula:
"Quero cumprimentar Friedrich Merz e seu partido pela vitória no pleito eleitoral de ontem. Sua eleição ocorre em momento de grande sensibilidade geopolítica e geoeconômica global, mas também em momento de grandes esperanças e oportunidades de ganhos conjuntos.
A Alemanha é um país amigo e parceiro crucial do Brasil na defesa da democracia e do multilateralismo, na promoção do desenvolvimento sustentável e proteção dos direitos humanos.
Nossos países têm forte histórico de atuação conjunta por reformas na governança global. Estou convencido de que seguiremos trabalhando juntos para ampliar as convergências e complementaridades em prol de uma inserção internacional cada vez mais competitiva de ambos.
A implementação do Acordo entre o Mercosul e a União Europeia e a realização da COP 30 no Brasil são caminhos facilitadores desse processo.
Luiz Inácio Lula da Silva,
presidente da República"
PARTIDOS POLÍTICOS
Marina Silva e Túlio Gadêlha vencem eleição da Rede em SP e PE