Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Câmara dos Deputados
Congresso em Foco
24/02/2025 | Atualizado às 16h05
Na próxima terça-feira (25), a Frente Parlamentar Evangélica da Câmara dos Deputados escolherá seu novo presidente. A eleição tem três postulantes ao cargo: Otoni de Paula (MDB-RJ), atual vice-presidente da bancada; Gilberto Nascimento (PSD-SP), apoiado pelo PL, maior partido da Frente; e Greyce Elias (Avante-MG), que concorre com uma plataforma alternativa.
Esta é a primeira vez em que a sucessão na Bancada Evangélica é abertamente disputada. Historicamente, o bloco define suas lideranças por meio de acordos, mas a situação mudou este ano: os dois candidatos preferidos, Otoni de Paula e Gilberto Nascimento, são apoiados por grupos políticos opostos, apesar de negarem a vinculação ao presidente Lula ou ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Confira os perfis dos candidatos:
Otoni de Paula
Atual vice-presidente da Frente Parlamentar Evangélica, Otoni de Paula está em seu segundo mandato como deputado federal. Inicialmente aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Otoni se afastou gradualmente do grupo político do ex-mandatário após as eleições de 2022, defendendo uma postura de diálogo com o governo sem deixar de reafirmar o caráter conservador da bancada.
Em 2024, Otoni de Paula se tornou alvo de críticas por parte de parlamentares da oposição ao se pronunciar em reconhecimento à disposição do presidente Lula de atuar em defesa de determinadas pautas evangélicas em uma cerimônia de sanção da lei que cria o Dia da Música Gospel. Durante as eleições municipais, diante da recusa da equipe de Ramagem (PL-RJ) em ouvir suas propostas, ele apoiou a candidatura de Eduardo Paes (PSD) para a reeleição no Rio de Janeiro, um ato visto por grande parte do grupo político de Bolsonaro como uma traição.
Otoni ainda se considera um 'conservador de direita' e defende a união dos partidos de direita em um projeto fora do bolsonarismo. Ele conta com o apoio do atual presidente da Bancada Evangélica, Silas Câmara (Republicanos-AM), bem como de membros dos partidos mais próximos ao governo.
Gilberto Nascimento
Gilberto Nascimento foi um dos fundadores da Frente Parlamentar Evangélica, estabelecida em 2003, durante seu primeiro mandato como deputado federal. Não se reelegeu em 2006, mas retornou à Câmara dos Deputados em 2015. Em 2023, foi eleito suplente para a Mesa Diretora da Casa.
A trajetória de Nascimento segue na direção oposta ao caminho percorrido por seu concorrente: ele foi eleito pela primeira vez pelo PSB, transitando entre partidos até 2011, quando se estabeleceu no extinto PSC, com perfil de direita. Apoiou o pedido de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff e fez parte das bases de apoio dos presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro.
Nascimento conta com o apoio do grupo político de Jair Bolsonaro. Ele também tem o aval do pastor Silas Malafaia, uma das principais lideranças na ala da frente parlamentar ligada à Assembleia de Deus. Por outro lado, não apresenta um padrão de votos propriamente bolsonarista: os dados colhidos pelo Radar do Congresso identificaram que ele acompanhou a orientação do governo em 63% das votações em plenário, perfil que não condiz nem com os partidos da base e nem com os da oposição.
Greyce Elias
Advogada e produtora rural, Greyce Elias é a única na disputa que não atua como pastora evangélica. Apresentando-se como uma candidatura alternativa, ela possui trânsito nos dois lados: ela consolidou sua carreira política ao redor de interesses regionais, atuando em conjunto tanto com o governo Bolsonaro quanto com o governo Lula.
Apesar de pertencer a um partido pequeno, com apenas quatro assentos na bancada, o motivo de sua participação na disputa é exatamente o elemento que pesa em seu favor: ela é a única mulher candidata, e concorre sabendo da possibilidade de angariar votos sobre essa lacuna. Seus votos são considerados o fiel da balança para definir a vitória de Gilberto Nascimento ou de Otoni de Paula.
PARTIDOS POLÍTICOS
Marina Silva e Túlio Gadêlha vencem eleição da Rede em SP e PE