Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
PEQUENAS CAUSAS
Congresso em Foco
24/02/2025 | Atualizado às 09h12
O Projeto de Lei 4056/24, apresentado pelo deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), propõe ampliar de 40 para 60 salários mínimos (atualmente R$ 91.080) o valor das causas julgadas pelos juizados especiais cíveis, conhecidos como tribunais de pequenas causas. O novo teto já é adotado nos juizados federais e da Fazenda pública.
Além da ampliação do limite, o texto prevê que os juizados especiais tenham competência absoluta para julgar pequenas causas. Atualmente, quem entra com uma ação pode optar entre o juizado especial e a Justiça comum, o que, segundo o deputado, tem sobrecarregado os tribunais tradicionais e esvaziado os juizados.
Outra mudança prevista é a exigência de pagamento antecipado de taxas para abertura de processos, com exceção das ações de até 20 salários mínimos, que seguirão isentas. O objetivo, segundo Andrada, é evitar o uso abusivo da Justiça e combater a litigância sem riscos, incentivando os cidadãos a entrarem com ações apenas quando houver chances reais de sucesso.
O que muda na prática
Tramitação
O projeto será analisado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) em caráter terminativo -- ou seja, pode ser enviado para o Senado sem passar pelo plenário da Câmara. Precisa ser aprovado no Senado antes de virar lei.
Temas
LEIA MAIS
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Em semana morna, Câmara vota projetos para pequenas empresas
Previdência Social
Davi prorroga programa de enfrentamento da fila da previdência
TEMOR ELEITORAL
Kakay critica isolamento de Lula e defende Haddad como sucessor
PARTIDOS POLÍTICOS
Marina Silva e Túlio Gadêlha vencem eleição da Rede em SP e PE