Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
MUNDO
Congresso em Foco
23/02/2025 | Atualizado às 16h46
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo (23) que está disposto a renunciar caso isso leve ao fim da guerra contra a Rússia e assegure a entrada do país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A declaração foi em uma coletiva de imprensa em Kiev, marcando três anos desde o início do conflito.
"Se isso trouxer paz para a Ucrânia, se vocês precisarem que eu deixe esta cadeira, estou pronto para fazer isso. Posso trocar a presidência pela adesão da Ucrânia à Otan, se essa oportunidade existir", declarou Zelensky.
O anúncio vem dias após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugerir novas eleições na Ucrânia e afirmar que Zelensky enfrenta queda de popularidade. O ucraniano, no entanto, não mencionou se já discutiu a possibilidade de renúncia com Trump ou com o governo russo.
Além disso, Zelensky também indicou que está considerando uma proposta para permitir que os Estados Unidos explorem recursos minerais da Ucrânia, em troca de um apoio militar mais direto na guerra contra a Rússia. Até o momento, os EUA e seus aliados europeus enviam armamentos e financiamento, mas evitam o envio de tropas. O governo russo não comentou publicamente a declaração de Zelensky.
Temas
CONTAS DO GOVERNO