Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
AGRONEGÓCIO
Congresso em Foco
21/02/2025 | Atualizado às 10h21
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (21) que "Planos Safras cada vez mais robustos, maiores e melhores" são a "primeira providência" do governo federal contra a inflação de alimentos. O Safra 2024/2025, porém, está com suas linhas de crédito para produtores maiores suspensas.
A declaração de Haddad foi feita em entrevista ao portal ICL Notícias.
O Plano Safra é uma política do governo federal que financia a produção agrícola, oferecendo crédito rural com juros diferenciados para pequenos, médios e grandes produtores. Ele apoia investimentos em insumos, maquinário, infraestrutura e tecnologias sustentáveis, além de incluir incentivos ao seguro rural e à exportação. Na última quinta (20), o Tesouro Nacional anunciou a suspensão de novos financiamentos do programa por conta dos gastos do governo com a Selic em alta e pelo atraso na votação do Orçamento de 2025 no Congresso. Haddad busca uma solução junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para destravar as linhas de crédito.
A declaração coloca pressão para que o Congresso Nacional aprove o Orçamento de 2025. Segundo o ministro, "assim que o orçamento for aprovado, nos vamos lançar o Plano Safra para a próxima safra".
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Guardas municipais comemoram decisão do STF sobre policiamento