Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
RELAÇÕES EXTERIORES
Congresso em Foco
20/2/2025 | Atualizado às 15:22
O presidente Lula afirmou nesta quinta-feira (20) que Donald Trump quer ser "imperador do mundo" e que devia se dedicar a cuidar dos Estados Unidos. A declaração foi feita em entrevista à Rádio Tupi FM, do Rio de Janeiro (assista à entrevista na íntegra aqui).
Lula disse aos jornalistas que não chegou a conversar com Trump após a eleição nos EUA, embora tenha publicado uma nota parabenizando-o pela posse. Classificou como "rompantes" as declarações do presidente norte-americano a respeito de anexar o Canadá e a Groenlândia, e disse que ele foi eleito presidente dos Estados Unidos, "e não presidente do mundo".
"A democracia criada e fortalecida a partir da Segunda Guerra Mundial obriga que todo presidente da República tem que cuidar do seu país, da forma mais soberana possível", afirmou Lula. "Ele está tentando virar um imperador do mundo".
Lula também disse desejar "que ele pare com essa história, esse protecionismo", referindo-se às taxações colocadas por Trump em importações. Declarou que o Brasil tem uma balança comercial equilibrada com os EUA e que "nós não temos dependência dos Estados Unidos como tivemos há 20 anos atras, 30 anos atrás".
LEIA MAIS
VIAGEM DO PRESIDENTE
Lula explica presença de Lira e Pacheco no Japão: "Rei é sempre rei"
GOVERNO E CONGRESSO
Lula diz que chamará Hugo e Alcolumbre em suas viagens internacionais
SEGURANÇA PÚBLICA
Senado votará PEC que inclui guardas municipais na Constituição
Tentativa de Golpe
Governistas veem Bolsonaro perto da cadeia; oposição cita perseguição