Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Senado
Congresso em Foco
19/02/2025 | Atualizado às 22h00
O Senado definiu, nesta quarta-feira (19), os presidentes de 13 comissões permanentes da Casa. O senador Otto Alencar (PSD-BA) assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), colegiado mais importante do Senado. Apenas as comissões de Comunicação e Direito Digital, Defesa da Democracia e Desenvolvimento Regional e Turismo ainda não foram instaladas.
Apesar disso, a expectativa é de que a senadora Professora Dorinha (União Brasil-TO) assuma a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. Além dela, apenas outras duas mulheres vão presidir comissões, Leila Barros (PDT-DF), na Comissão de Esporte, e Damares Alves (Republicanos-DF), na Comissão de Direitos Humanos.
O governo conseguiu ocupar posições de destaque nas comissões. Além da presidência da CCJ com Otto Alencar, aliado do governo, a Comissão de Assuntos Econômicos será presidida por Renan Calheiros (MDB-AL). O PT, por sua vez, ocupou duas presidências: Comissão da Educação, com Teresa Leitão (PT-PE), e de Meio Ambiente, Fabiano Contarato (PT-ES).
A oposição terá destaque em três comissões. A Comissão de Segurança Pública será presidida por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a de Direitos Humanos, por Damares Alves (Republicanos-DF), e a Comissão de Infraestrutura terá como presidente Marcos Rogério (PL-RO).
Veja a relação dos novos presidentes das comissões:
TEMOR ELEITORAL
Kakay critica isolamento de Lula e defende Haddad como sucessor