Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
JUSTIÇA
Congresso em Foco
18/02/2025 | Atualizado às 11h44
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, deve receber o presidente Lula em sua casa na próxima quarta-feira (19) para um jantar. Os outros ministros da Corte também foram convidados.
A ideia era que o encontro ocorresse no final de 2024, mas a reunião foi adiada por causa da cirurgia de emergência do presidente no início de dezembro. Até às 10h30 desta terça-feira (18), o encontro não estava registrado na agenda oficial de Lula nem na de Barroso.
Tensões à vista
O encontro é realizado em um momento de expectativa nos Três Poderes. Na semana seguinte, em 27 de fevereiro, o ministro Flávio Dino deve encontrar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para discutir a questão das emendas parlamentares. O ministro suspendeu algumas categorias de pagamento de recursos do orçamento direcionados por senadores e deputados por falta de transparência.
As emendas são uma forma de senadores e deputados direcionarem verba para suas bases eleitorais, e servem como forma de negociação política. A suspensão delas tensiona a relação entre o governo e o Congresso e, até agora, vem travando a votação do Orçamento de 2025.
A Suprema Corte ainda deve receber nesta semana a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. Segundo informações, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, chegou a ser convidado para o jantar com Barroso. Não deve comparecer.
TEMOR ELEITORAL
Kakay critica isolamento de Lula e defende Haddad como sucessor