Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Mundo
Congresso em Foco
17/02/2025 | Atualizado às 17h38
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, encontrou-se nesta segunda-feira (17) e com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, em Abu Dhabi. A reunião acontece em meio à expectativa de negociações de paz com a Rússia.
Os Emirados Árabes Unidos são cogitados como um possível local para negociações de paz, dada a grande população de expatriados russos e ucranianos desde o início do conflito e devido ao trabalho do país nas trocas de prisioneiros. Zelensky, no entanto, não foi convidado para as conversas entre EUA e Rússia em busca do acordo. A reunião acontece na terça-feira (18), na Arábia Saudita Além da guerra entre Rússia e Ucrânia, no encontro, as autoridades discutiram sobre investimentos e parceria econômica entre os dois países, bem como um programa humanitário em larga escala.
O presidente ucraniano ainda afirmou que não irá aceitar as propostas para o fim da guerra negociadas entre Rússia e Estados Unidos. Antes, Trump condicionou a ajuda à Ucrânia em troca de direitos sobre as chamadas "terras raras", que possuem recursos minerais em abundância. Zelensky, no entanto, disse que não aceitou o acordo em razão da ausência de garantias necessárias por parte dos EUA.
O conflito entre Rússia e Ucrânia caminha para os três anos de duração. Em fevereiro de 2022, forças russas invadiram o país vizinho pela região de Donbass e pela fronteira com o Belarus. A invasão russa, porém, não chegou a Kiev, capital ucraniana. Segundo Zelensky, o objetivo de Vladimir Putin é ocupar o território ucraniano, em especial as regiões ocupadas em 2014.
Temas
LEIA MAIS
meio ambiente
transparência internacional
Brasil é o segundo país com mais mortes de defensores do meio ambiente
SEGURANÇA PÚBLICA
Guardas municipais comemoram decisão do STF sobre policiamento