Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Ética Política
Senador Carlos Viana propõe veto a monetização em perfis de políticos
Senador Carlos Viana (Podemos-MG) apresentou projeto de lei para proibir a monetização de perfis em redes sociais e blogs de políticos com mandato.
Congresso em Foco
17/02/2025 | Atualizado às 12h00
O senador Carlos Viana (Podemos-MG) apresentou, em fevereiro de 2025, um projeto de lei (PL 295/2025) que visa a proibir a monetização de perfis em redes sociais, sites e blogs vinculados a políticos que exerçam algum mandato. A proposta altera o Marco Civil da Internet para implementar essa proibição. Além disso, modifica a Lei de Improbidade Administrativa para classificar tal monetização como ato de improbidade administrativa.
Na justificativa do projeto, Viana argumenta que "a monetização de perfis pessoais, sites, blogs e outras aplicações de internet vinculadas ao exercício de mandato político ou de função pública constitui situação que merece repúdio social, por razões éticas". O senador complementa que essa prática deve ser rejeitada "também porque se traduz, costumeiramente, em violação aos princípios regentes da administração pública, como a legalidade, a moralidade, a impessoalidade e a eficiência, em flagrante prejuízo para a sociedade".
Temas
LEIA MAIS
Câmara dos Deputados
Câmara aprova impenhorabilidade de itens de pessoas com deficiência
Câmara dos Deputados
Proposta quer aumentar poder dos líderes partidários nas comissões
TEMOR ELEITORAL
Kakay critica isolamento de Lula e defende Haddad como sucessor
INQUÉRITO DO GOLPE
PGR denuncia Bolsonaro ao STF por tentativa de golpe de Estado