Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
POLÍTICA EXTERNA
Congresso em Foco
16/02/2025 | Atualizado às 11h35
O governo federal anunciou neste sábado (15) que a Cúpula do Brics de 2025 será realizada no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de julho. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ao lado do prefeito da cidade, Eduardo Paes, com a autorização do presidente Lula. O evento reunirá os chefes de Estado dos 20 países que integram o bloco como membros plenos ou parceiros.
De acordo com Vieira, a cúpula será uma oportunidade para fortalecer a cooperação entre os países do BRICS e discutir medidas voltadas ao desenvolvimento e à melhoria da qualidade de vida das populações desses países. "Vamos tomar decisões muito importantes para o desenvolvimento, para a cooperação e para a melhoria da condição de vida de todos os habitantes desses países", afirmou o ministro.
A presidência do Brics está sob comando do Brasil desde 1º de janeiro e seguirá até 31 de dezembro de 2025. Segundo a ministra Paula Barboza, coordenadora-geral da presidência brasileira do Brics, os principais focos do país neste período serão a reforma da governança global e o fortalecimento da cooperação entre os países do Sul Global.
O Brics conta atualmente com 11 países membros e nove parceiros, que participam do bloco em diferentes níveis. A modalidade de parceria foi criada em 2024, permitindo a inclusão de novos países interessados na cooperação sem a necessidade de adesão plena. A realização da cúpula no Rio de Janeiro reforça a posição da cidade como um polo de eventos internacionais, segundo o prefeito Eduardo Paes.
LEIA MAIS
Direitos humanos
Governo acompanhará novo voo de repatriados dos Estados Unidos
segurança pública
SEGURANÇA PÚBLICA
Guardas municipais comemoram decisão do STF sobre policiamento