Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Governo
Aprovação de Lula despenca para 24%, segundo Datafolha
Instituto aponta que este é o pior índice dos três mandatos de Lula. Em dezembro, a aprovação era de 35%
Congresso em Foco
14/02/2025 | Atualizado às 18h54
Em dezembro, último levantamento realizado pelo Datafolha, a aprovação de Lula era de 35%, demonstrando uma queda de 11 pontos percentuais. A reprovação, por sua vez, era menor, 34%. Além disso, os que avaliam o governo como regular nesta pesquisa foram 32%, enquanto outros 2% não responderam.
Conforme dados do Datafolha, esta é a pior taxa de aprovação do presidente da história ao longo de seus três mandatos. Antes a menor aprovação havia sido atingida em 2005, em meio à crise do Mensalão. À época, apenas 28% consideravam o governo bom ou ótimo.
A maior desaprovação, por outro lado, foi neste atual mandato. Até então, a maior porcentagem de eleitores que consideram o governo péssimo ou ruim tinha sido em dezembro passado, com 34%. Agora, com 41%, Lula se iguala a Bolsonaro, que registrou 40% no mesmo período do mandato
Veja os números:
Foram ouvidos 2.007 eleitores, entre segunda-feira (10) e terça-feira (11), em 113 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Segmentação da pesquisa
A aprovação de Lula entre homens e mulheres caiu e atingiu o mesmo índice de 24%, Em comparação com a pesquisa de dezembro, 38% das mulheres consideravam a gestão do chefe do Executivo boa ou ótima, enquanto os homens eram 33%.
O presidente também perdeu força entre aqueles que ganham até dois salários mínimos, a aprovação foi de 44% para 29% em relação a pesquisa de dezembro. Houve queda entre aqueles que têm Ensino Fundamental, de 53% para 38%, e entre os eleitores do Nordeste, a aprovação do governo foi de 49% para 33%.
Temas
LEIA MAIS
TEMOR ELEITORAL
Kakay critica isolamento de Lula e defende Haddad como sucessor
INQUÉRITO DO GOLPE
PGR denuncia Bolsonaro ao STF por tentativa de golpe de Estado