Deputados da Oposição entoam coro de "anistia já". Foto: Reprodução/Instagram @zucco
Um grupo de deputados da oposição, entre eles o líder Zucco (PL-RS), Nikolas Ferreira (PL-MG), Sargento Fahur (PSD-PR) e Paulo Bilynskyj (PL-SP), segurou placas à favor da anistia e entoou o grito de "anistia já" nos corredores da Câmara nesta terça-feira (11). O evento aconteceu pouco antes de coletiva de imprensa da liderança da Oposição para discutir o tema.
Após uma confusão sobre o local da coletiva de imprensa, os parlamentares se deslocaram do Anexo II da Câmara, onde seria antes, até o Salão Verde, onde fica o plenário da Casa, gritando palavras de ordem. Alguns visitantes fizeram coro com os congressistas.
Um policial legislativo tentou conter os ânimos, mas sem sucesso. Houve também limitação à entrada no Salão Verde, apenas a imprensa credenciada e os deputados puderam entrar.
A pauta da anistia para os presos pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro é uma das principais bandeiras da oposição para 2025. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), na última semana, relativizou em entrevista a uma rádio da Paraíba os eventos. Segundo Motta, houve uma "agressão às instituições", mas não tentativa de golpe.