Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Resultados
Congresso em Foco
07/02/2025 | Atualizado às 08h07
Os resultados individuais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foram disponibilizados para consulta na Área do Candidato do site oficial da seleção, a partir de 4 de fevereiro. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em conjunto com a Fundação Cesgranrio, divulgou a lista definitiva do Bloco 8 (nível médio), as listas provisórias dos Blocos 1 a 7 (nível superior) e a primeira lista de convocação para os cursos de formação.
"Estamos ansiosos para que vocês cheguem logo aqui no Governo Federal. Estamos precisando muito dessa colaboração de vocês. Parabéns a todas as pessoas aprovadas e a todas que participaram. Foi uma grande inovação que fizemos e estamos muito felizes com o resultado"
O CPNU, um modelo inovador de seleção criado para democratizar o acesso ao serviço público e promover a diversidade na Administração Pública, ofereceu 6.640 vagas em 21 órgãos e entidades. Quase 1 milhão de candidatos, de quase todos os municípios do país, participaram da seleção. As provas foram aplicadas em 228 cidades e 3.647 locais, facilitando o acesso dos candidatos aos exames.
Além das vagas reservadas para pessoas negras e com deficiência, o CPNU adotou, pela primeira vez, critérios afirmativos para candidatos indígenas, reforçando o compromisso do Governo Federal com a inclusão. A isenção da taxa de inscrição foi concedida a mais de 600 mil pessoas.
"Estamos ansiosos para que vocês cheguem logo aqui no Governo Federal. Estamos precisando muito dessa colaboração de vocês. Parabéns a todas as pessoas aprovadas e a todas que participaram. Foi uma grande inovação que fizemos e estamos muito felizes com o resultado", afirmou a ministra Esther Dweck.
A ministra também ressaltou: "Queria reforçar para aqueles que passaram, especialmente aqueles que têm curso de formação para fazer, que não deixem de confirmar na área do candidato até amanhã, dia 5 de fevereiro. É super importante porque isso garante sua vaga".
Os candidatos podem consultar os resultados individuais para cada cargo no qual se inscreveram. As listas de classificação e as listas de convocados para os cursos de formação estão disponíveis nos sites do MGI e da Fundação Cesgranrio. Os convocados para os cursos de formação, etapa obrigatória, eliminatória e classificatória para 9 cargos, devem confirmar a participação até as 23h59 do dia 5 de fevereiro. A ausência de confirmação implica eliminação, mas o candidato permanece concorrendo aos cargos de maior preferência.
As listas dos cargos de nível superior são provisórias, com resultado final previsto para 28 de fevereiro, após o período de confirmação para os cursos de formação. O Diário Oficial da União (DOU) publicará, em edição extra, o resultado final do Bloco 8 (nível médio) e as convocações para os cursos de formação (Blocos 1 a 7). O mesmo conteúdo estará disponível no site do certame.
Para garantir transparência, o DOU publicará oito editais: um com o resultado final do Bloco 8 e sete com as convocações para os cursos de formação. As listas provisórias dos Blocos 1 a 7 não serão publicadas no DOU, apenas as definitivas, em 28 de fevereiro.
Uma live sobre o CPNU foi realizada em 4 de fevereiro para esclarecer dúvidas e orientar os classificados. A partir de 4 de fevereiro, todos os usuários do GOV.BR terão uma caixa postal individual na plataforma. A novidade, desenvolvida pelo MGI, permitirá a comunicação personalizada do governo com a população. A ferramenta estreará com o chamamento individualizado dos aprovados no CPNU. Cerca de 4,3 mil candidatos receberão informações personalizadas sobre os próximos passos.
A Cesgranrio também enviará mensagens por e-mail e WhatsApp aos convocados para os cursos de formação, a partir das 10h do dia 4 de fevereiro.
TEMOR ELEITORAL
Kakay critica isolamento de Lula e defende Haddad como sucessor
AGENDA DA SEMANA
Senado instala comissões na quarta-feira; veja quem presidirá cada