Ministro da Casa Civil afirma que, se o governo recuar quanto a veto em emendas parlamentares, programas sociais ficam ameaçados. Foto: TV Brasil/Reprodução
O ex-governador da Bahia Rui Costa (PT) assumiu, nesta segunda-feira (2), o cargo de ministro da Casa Civil do
governo Lula. Com as mudanças da nova gestão, a Casa Civil terá o comando do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o que dará ainda mais força ao novo comandante da pasta.
De acordo com a
Medida Provisória (MP) publicada nesta segunda, no
Diário Oficial, a Casa Civil vai coordenar, monitorar, avaliar e supervisionar as ações do PPI. O secretário especial do PPI será Marcos Cavalcanti.
"Vamos buscar diálogo com o Poder Judiciário", defendeu o ministro. "O povo brasileiro votou em Lula porque quer paz. Lula escolheu, e todos prestaram a atenção, no slogan do governo dele: 'União e reconstrução'. Essas serão as duas palavras que simbolizam esse governo", completou.
A posse do novo ministro aconteceu no Palácio do Planalto e contou com presenças de lideranças da Bahia, como os senadores
Jaques Wagner (PT-BA) e
Otto Alencar (PSD-BA), além do governador Jerônimo Rodrigues, também do PT. Rui Costa foi governador da Bahia entre os anos de 2014 e 2022.
A Casa Civil é uma das mais importantes funções do governo federal. O ministro despacha no Palácio do Planalto e o cargo é tido como de extrema
confiança do presidente. A função tem importância administrativa e de articulação política.
A expectativa é que
Rui Costa realize a primeira reunião de trabalho com os ministros do governo na próxima semana. Há também uma expectativa de outro encontro com os governadores.