Encontro reunirá ministros, governadores, parlamentares do Congresso Nacional e membros da sociedade civil para debater a educação básica. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O
Todos Pela Educação realiza nesta terça-feira (18) mais uma edição do encontro anual "
Educação Já", que apresenta diagnósticos e caminhos para que Brasil consiga garantir uma educação básica de qualidade para todos. Esta será a segunda edição do encontro, que reunirá em Brasília (DF) ministros de estados, governadores, parlamentares do Congresso Nacional e membros da sociedade civil.
Entre os palestrantes representando o governo federal, estão confirmados o vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio,
Geraldo Alckmin, e os ministros
Anielle Franco (Igualdade Racial),
Camilo Santana (Educação),
Simone Tebet (Planejamento e Orçamento),
Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e
Wellington Dias (Desenvolvimento Social).
Também participarão do encontro os governadores Eduardo Leite (PSDB-RS), Helder Barbalho (MDB-PA), Jerônimo Rodrigues (PT-BA), Rafael Fonteles (PT-Piauí) e Raquel Lyra (PSDB-PE).
Os deputados federais Célia Xabriaká (Psol-MG),
Duda Salabert (PDT-MG),
Eduardo Bismarck (PDT-CE),
Idilvan Alencar (PDT-CE),
Moses Rodrigues (União-CE),
Rafael Brito (MDB-AL) e
Tabata Amaral (PSB-SP) estarão no evento representando o Congresso Nacional, juntamente com o senador
Flávio Arns (PSB-PR), presidente da Comissão de Educação do Senado.
O evento ainda terá a participação de representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Serão debatidos temas como alfabetização, educação antirracista e inclusiva,
Novo Ensino Médio e a crescente onde de violência nas escolas do país. De acordo com o Todos Pela Educação, o objetivo é "colocar de pé um próximo capítulo da Educação Básica, com visão de longo prazo e focado na educação de qualidade para todos".
"Temos hoje um governo federal que evoca prioridade à Educação Básica com foco nas temáticas que de fato importam. Temos diversos governadores e governadoras fortemente comprometidos com a agenda. Temos um Congresso Nacional com uma bancada da educação forte, plural e aguerrida, e temos uma sociedade civil organizada e atuante", afirma
Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação.
A presidente da entidade destaca que o momento atual é uma oportunidade para promover mais qualidade na educação básica, contemplando todos as crianças e adolescentes. "Qualidade educacional para poucos, que é o que existe hoje, não é qualidade. Agora é a hora de darmos um grande impulso rumo à qualidade educacional para todos", reforça Priscila.
O Todos pela Educação é uma das entidades que apoiam o
Prêmio Congresso em Foco 2023.