Câmara discute destaques ao texto da reforma da Previdência
Congresso em Foco
07/08/2019 | Atualizado às 22h35
A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Câmara em sessão plenária[fotografo]Cleia Vianna/Ag. Câmara[/fotografo]
A Câmara dos Deputados rejeitou na tarde desta quarta-feira (7) o destaque do PC do B que pretendia alterar a regra da reforma sobre pensão por morte e manter a integralidade do benefício. A emenda foi retirada por 339 votos a 159.
Entre as emendas essa era a de maior preocupação dos governistas.
O governo queria limitar pagamento, hoje integral, a 60% do benefício mais 10% por dependente. O primeiro relatório barrava valor abaixo do mínimo caso fosse a única renda do beneficiário. Agora, diz que o critério vale para conjunto de dependentes.
Para mitigar a resistência a esse ponto da reforma, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma portaria que garante um salário mínimo para os pensionistas que não tiverem outra fonte de renda.
A Câmara iniciou, nesta quarta-feira (7), a sessão destinada a votar propostas dos parlamentares que alteram o texto-base da reforma da Previdência, os chamados destaques. Nesta madrugada, os deputados aprovaram o texto-base por 370 votos a 124, mas a versão final da proposta de emenda à Constituição (PEC) depende desta votação. A votação de maior preocupação do governo se refere à pensão por morte, proposta que será apreciada nesta quarta.