Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 50
28/4/2025 | Atualizado às 8:06
"A vida boa é feita da inclusão do outro, da preocupação com o próximo. Significa servir ao bem e combater o mal, a injustiça, a desigualdade."
Inclusão no foco
O Senado inicia a semana discutindo projetos sobre acessibilidade. Estão na pauta: pisos táteis obrigatórios, audiodescrição em eventos e veículos adaptados. Pelo menos no papel, a inclusão avança. (Clique aqui)
Glauber e o fio da navalha
Na Câmara, a CCJ decidirá o futuro do deputado Glauber Braga. Na pauta também estão projetos sobre combate a incêndios florestais, prevenção à violência escolar e conscientização do uso de tecnologias digitais. (Clique aqui)
Queda livre
O ex-presidente Fernando Collor foi expulso do PRD. Mais um item para o currículo. (Clique aqui)
Processo retomado
Ministro Gilmar Mendes retirou o destaque na ação que analisa a prisão de Collor. Com isso, o processo retorna ao plenário virtual hoje. Os votos proferidos anteriormente seguem valendo, com maioria já formada para validar a prisão. Na prática, entretanto, os ministros podem mudar o voto até o final da sessão virtual. (Clique aqui)
Sem perder a majestade
Collor compareceu à audiência de custódia e, sorrindo, afirmou que sua prisão foi regular. (Clique aqui)
Política em 24h
De Bolsonaro na UTI a Collor preso: em menos de 24 horas, a pauta política virou do avesso. Quem piscou, perdeu o enredo inteiro. (Clique aqui)
Gente nova na área
A Câmara dos Deputados cassou o mandato de Chiquinho Brazão por excesso de faltas não justificadas. Acusado de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle Franco, Brazão será substituído por Ricardo Abrão, ex-presidente da Beija-Flor e sobrinho de Anísio Abraão David, histórico nome ligado ao jogo do bicho. (Clique aqui)
Por falar nisso...
Pesquisa mostrou que 60% dos brasileiros são favoráveis à legalização do jogo do bicho. (Clique aqui)
Fusões e confusões
As movimentações partidárias desta terça podem redesenhar o mapa político para 2026. De um lado, PP e União Brasil preparam o anúncio oficial de sua federação, unindo 14 senadores e 109 deputados - formando uma das maiores forças do Congresso. Do outro, PSDB e Podemos realizam reunião decisiva sobre a fusão dos dois partidos, que juntos reúnem sete senadores e 28 deputados. (Clique aqui)
Acordo de divisão
Ministro Flávio Dino quer que Sóstenes Cavalcante esclareça suposto acordo de distribuição de emendas de comissão firmado entre líderes da Câmara. (Clique aqui)
Pausa forçada
Após a identificação de fraudes em descontos indevidos a aposentados, a CGU determinou a suspensão de acordos de cooperação do INSS. (Clique aqui)
O caminho do crime
Débora, aquela que pichou a estátua da Justiça com "perdeu, mané" durante os atos golpistas de 8/1, foi condenada pela 1ª turma do STF a 14 anos de prisão. (Clique aqui)
Não é pelo batom
A propósito, o julgamento de Débora pelo STF não se resume ao ato de riscar uma estátua. O gesto foi apenas a etapa final de um percurso consciente: desde o apoio a movimentos golpistas após as eleições de 2022 até a participação ativa nos ataques de 8 de janeiro. Débora foi condenada por cinco crimes, incluindo tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. A pena de 14 anos reflete a gravidade do conjunto da obra - e não apenas um ato isolado. No Direito Penal, o conceito de iter criminis (o caminho do crime) descreve a progressão entre a ideia e a execução de um delito. No caso de Débora, o gesto de riscar uma estátua no Planalto foi apenas a etapa final de um percurso.
Código Civil
Entidades jurídicas alertam para necessidade de um rito adequado na tramitação da reforma do Código Civil, para evitar retrocessos. (Clique aqui)
Apoiadores
Clique aqui para conhecer os apoiadores do Congresso em Foco.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Terra mais fértil
Comissão da Câmara aprovou novas regras para garantir preços mínimos a produtos agrícolas. (Clique aqui)
Alimentação
Comissão de Saúde aprovou projeto que propõe políticas para combater a desnutrição em pacientes com câncer. (Clique aqui)
Programa habitacional
Governo passará a reservar 3% das unidades do programa Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua. (Clique aqui)
Cultura para todos
Avança na Câmara projeto que torna obrigatório o fornecimento de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em estabelecimentos culturais e esportivos. (Clique aqui)
Identidade
Senador propõe criação de cartão de identificação para usuários de dispositivos médicos implantáveis, como marcapassos. (Clique aqui)
Proteção ao invisível
Câmara avançou na criação de política nacional para pessoas com Síndrome de Tourette, transtorno neuropsiquiátrico caracterizado por tiques motores e vocais involuntários. (Clique aqui)
Racismo em debate
Audiência para discutir raízes e superação do racismo estrutural no Brasil será promovida na Câmara. (Clique aqui)
Pode prender
A Comissão de Constituição e Justiça aprovou projeto que facilita prisão preventiva de reincidentes. (Clique aqui)
Premiação
Câmara lançou prêmio para reconhecer líderes e instituições evangélicas que se destacam na sociedade. Em ano eleitoral, toda bênção é bem-vinda. (Clique aqui)
Vem com a gente!
Quer acompanhar bastidores, análises e discussões? Participe da comunidade do Congresso em Foco no WhatsApp! (Clique aqui)
Informativo nº 49
Informativo nº 48
Informativo nº 47
Informativo nº 46
Informativo nº 45