Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 47
23/4/2025 8:07
"A anarquia é a prole do golpe de Estado."
Núcleo 2, réus 6
A 1ª Turma do STF recebeu denúncia da PGR contra seis investigados por participação na tentativa de golpe de Estado. Entre os réus estão ex-assessores do ex-presidente Bolsonaro, um general, o ex-diretor da PRF e ex-integrantes do Ministério da Justiça. (Clique aqui)
Não colou
Durante sessão no STF, a ministra Cármen Lúcia rebateu o argumento da defesa de Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF, que citou a taxa de abstenção nas eleições de 2022 para minimizar a acusação de bloqueio de rodovias no segundo turno. "Nada a ver", respondeu a ministra. (Clique aqui)
Justificativa reprodutiva
Na tentativa de rebater a acusação de participação em trama golpista, a defesa do delegado Fernando Souza Oliveira alegou ao STF que ele se mudou para Brasília apenas para realizar um tratamento de fertilização. (Clique aqui)
Até na UTI
Mesmo internado na UTI do Hospital DF Star, Jair Bolsonaro não perdeu o costume e apareceu em uma live ao lado dos filhos e de Nelson Piquet. Visivelmente tartamudeante, o ex-presidente disse que deve retirar a sonda nasogástrica em breve e que a alta médica pode acontecer na próxima segunda. (Clique aqui)
Nota 10
Durante a live, Bolsonaro brincou com o inglês que virou meme após sua última aparição pública. Ao falar que daria "boa noite" em inglês, soltou: "popcorn, ice cream". (Clique aqui)
"Legitimar o golpismo"
Em artigo, o vice-líder do governo no Congresso, Bohn Gass, criticou a tentativa de anistiar Jair Bolsonaro, classificando a medida como prioridade "de bandido, não do povo". Segundo ele, enquanto o mundo enfrenta guerras e crises climáticas, o Brasil deveria focar em fortalecer o SUS, baratear alimentos, melhorar salários e proteger o meio ambiente - e não, segundo suas palavras, em "legitimar o golpismo". (Clique aqui)
Convite recusado
Por conta de um ajuste do União Brasil, o deputado Pedro Lucas Fernandes, recentemente escolhido como líder do partido na Câmara, declinou do convite para assumir o Ministério das Comunicações. (Clique aqui)
Última palavra
Papa Francisco deixou como última mensagem pública um apelo contundente por paz entre israelenses e palestinos. O artigo póstumo condena a violência no Oriente Médio e reafirma o compromisso da Santa Sé com a dignidade humana. (Clique aqui)
Despedida
O presidente Lula e a primeira-dama Janja embarcam nos próximos dias para Roma, onde acompanharão o sepultamento do papa Francisco. As cerimônias começam nesta quarta, com o traslado do corpo à Basílica de São Pedro, e culminam na Missa das Exéquias e sepultamento no dia 26. Veja detalhes. (Clique aqui)
O dia do silêncio
Há 40 anos o Brasil acordava com a confirmação de uma perda que mergulhou o país em luto e incerteza: a morte de Tancredo Neves. O presidente eleito faleceu na noite de 21 de abril de 1985, sem tomar posse, em meio ao processo de redemocratização. (Clique aqui)
Contra-ataque
A defesa de Glauber Braga recorreu à CCJ contra o parecer do Conselho de Ética que recomenda a cassação de seu mandato. Ele aponta ilegalidades no processo, como o indeferimento de testemunhas, sigilo do relatório e parcialidade do relator. (Clique aqui)
Flores pra quem?
Condenado por incitar violência contra ministros do STF, Daniel Silveira queria aproveitar o Dia das Mães com a família, mas Alexandre de Moraes negou o pedido de saída temporária. De consolo, o ex-deputado vai receber a visita humanitária do senador Magno Malta. Troca ingrata. (Clique aqui)
Quem fala o que quer...
Acusado de injúria e difamação por chamar Lula de "cafetão" e sugerir que a ministra Gleisi Hoffmann teria sido "oferecida" a líderes do Congresso, o deputado Gustavo Gayer pediu que o STF arquive queixa-crime contra ele. Ministro Luiz Fux é o relator. (Clique aqui)
???
O deputado Pastor Sargento Isidório publicou um vídeo reclamando da falta de relações sexuais com a esposa, que está em tratamento contra câncer e há dois meses em quimioterapia. O parlamentar, que se apresenta como "ex-gay" e é crítico dos direitos da população LGBTQIA+, agora protagoniza mais um episódio - e, desta vez, dentro de casa. (Clique aqui)
Clique aqui para conhecer os apoiadores do Congresso em Foco.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Boletim Focus melhorou as projeções para 2025: o mercado agora espera crescimento de 2% no PIB e inflação de 5,57%. (Clique aqui)
Sem milagre
Em audiência no Senado, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou que não há saída fácil para melhorar a efetividade da política monetária. Segundo ele, a normalização dos juros exige reformas estruturais contínuas - tarefa que vai além das mãos do BC. (Clique aqui)
Neutralidade
Após encontro com Gabriel Boric, presidente do Chile, Lula criticou o protecionismo dos EUA sob Donald Trump e reafirmou que não pretende escolher lados na disputa comercial entre americanos e chineses. (Clique aqui)
Acordos
O Senado aprovou dois projetos de decreto legislativo que contemplam acordos internacionais do Brasil com Armênia e Costa do Marfim. Os textos seguem para sanção presidencial. (Clique aqui)
Cem dias
O economista Luiz Carlos Mendonça de Barros comparou os primeiros cem dias de Donald Trump à apatia britânica diante da ascensão nazista nos anos 1930. Segundo ele, o presidente dos EUA se mostrou impulsivo e mal assessorado, provocando reações dos mercados. A dúvida, agora, é se as instituições americanas reagirão a tempo para evitar uma ruptura maior. (Clique aqui)
A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou projeto que cria a Carteira Nacional de Docente (CNDB). A proposta agora segue para a Câmara. (Clique aqui)
Entrega de direitos
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara promove nesta quarta uma audiência pública sobre a situação dos entregadores de aplicativo no Brasil. (Clique aqui)
Pode cobrar
A Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade projeto que autoriza a Finep a cobrar diretamente das empresas, em casos de falência dos bancos repassadores de financiamento. (Clique aqui)
Cargos vagos
A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei, de iniciativa do Superior Tribunal de Justiça, que transforma cargos vagos de técnico judiciário em analista judiciário. A matéria segue para o Senado Federal. (Clique aqui)
Em foco
Não fique de fora. A melhor cobertura do noticiário político é de graça! Entre na comunidade do Congresso em Foco e receba as pílulas na palma da mão. (Clique aqui)
Informativo nº 46
Informativo nº 45
Informativo nº 44
Informativo nº 43
Informativo nº 42