Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 29
26/3/2025 | Atualizado às 7:13
"Os golpes de Estado são ocasiões preciosas, de primeira classe, que despertam o maior entusiasmo revolucionário."
Réu?
Bolsonaro sempre fez questão de dizer que é "imbrochável". Isso não sabemos - e, sinceramente, nem queremos saber. Mas o que em breve talvez se possa afirmar é que ele não é "indenunciável". O STF começou a analisar se aceita a denúncia contra ele por tentativa de golpe. (Clique aqui)
Coincidência? Duvidamos.
Ninguém nos tira da cabeça que a viagem de Lula a Tóquio, levando na mala a política brasileira, justo quando Bolsonaro encararia o banco dos réus, foi estratégia de comunicação. E, convenhamos, certeira. Do outro lado do planeta, brasileiros já dizem: Bolsonaro já é réu em Tóquio.
Na geral
Bolsonaro apareceu no STF para assistir ao julgamento. Sem crachá, sem palavra - mas com muita presença de espírito. (Clique aqui)
Reclamação pelo X
Bolsonaro tuitou contra Moraes direto da plateia da Primeira Turma. Comentário futebolístico, clima de pelada - e achando que fez um golaço. Se tivesse feito, a súmula apontaria a autoria: Carluxo. (Clique aqui)
Artilheiro
O procurador-geral Paulo Gonet foi direto: acusou Bolsonaro de chefiar um plano para sabotar as eleições. (Clique aqui)
Roteiro
O relatório de Alexandre de Moraes é digno de minissérie: conspiração, suspense e toga. Eis o dossiê do golpe. (Clique aqui)
Reprise
Hermes da Fonseca foi o último ex-presidente militar acusado de golpe. Em 1922. Cem anos depois, o remake. (Clique aqui)
Flat Earth?
A defesa de Augusto Heleno comparou a acusação da PGR a teorias da Terra plana. Segundo o advogado, faltou gravidade - com o perdão da ambiguidade. (Clique aqui)
Estratégia
O caso ficou com a 1a Turma, e não com o plenário do STF. Mudança regimental, que Bolsonaro esperava evitar. (Clique aqui)
Missa de domingo
Moraes foi direto: ninguém foi passear no 8 de janeiro. "Nem velhinhas com Bíblia". (Clique aqui)
Soneca
O STF já tem maioria para cassar Carla Zambelli. Mas o pedido de vista de Nunes Marques deu sobrevida à deputada. (Clique aqui)
Bode
Zambelli rebateu Bolsonaro, que a responsabilizou pela derrota em 2022. Segundo ela, o peso nas costas está ficando... insustentável. (Clique aqui)
Preparando o xeque-mate
Cinco preliminares das defesas? Todas rejeitadas. O julgamento segue hoje com o voto de Moraes em destaque. (Clique aqui)
Tabuleiro
No Congresso e nas redes, o julgamento ferve. De um lado, gritos de perseguição. Do outro, aplausos à justiça. (Clique aqui)
Shot
A Câmara apertou o cerco a quem oferece bebida a menores. Agora, além de irresponsabilidade, é crime mais grave. (Clique aqui)
Em foco
Não perca a melhor cobertura do noticiário político e receba as pílulas do Congresso em Foco em seu celular. Aconteceu, você saberá. (Clique aqui)
Informativo nº 28
Informativo nº 27
Informativo nº 26
Informativo nº 25
Informativo nº 24