Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 11
26/02/2025 | Atualizado às 11h21
"As políticas públicas de saúde devem seguir a diretriz de reduzir as desigualdades econômicas e sociais."
Metade cheia do copo
Os informes destacam a demissão de Nísia Trindade do Ministério da Saúde, quando o correto seria enfatizar a escolha de Alexandre Padilha. Isso porque não houve erro na gestão de Nísia.
O Ministério da Saúde é um universo à parte - um setor de enorme complexidade, lidando com as demandas de um país continental e, ao mesmo tempo, com a gestão política. Nísia teve um desempenho positivo, mas enfrentou desafios na agilidade e comunicação, aspectos cada vez mais exigidos pela sociedade contemporânea.
Assim, mais do que ressaltar sua saída, o foco deve estar na chegada de Padilha. Médico, político experiente e ex-ministro da Pasta, ele reúne credenciais sólidas para o cargo. O Brasil torce para que sua gestão seja marcada por avanços. (Clique aqui)
Ainda estamos aqui
Em tempos de "Ainda estou aqui", vale conhecer a marcante trajetória de Alexandre Padilha. Filho de militantes políticos que resistiram à ditadura, coincidentemente, assim como Marcelo Rubens Paiva, tem como alma mater a Unicamp - a prestigiada Universidade Estadual de Campinas.
Muitos são os chamados, e poucos os escolhidos
Como em política nada é por acaso, ao tirar foto com os convidados para assistir "Ainda estou aqui", Lula mostrou ao público quem faz parte da "cozinha" presidencial. Veja a imagem e quem são os "escolhidos". (Clique aqui)
Conservadores sim, doidos não
O bolsonarismo sempre foi um fenômeno de difícil explicação, surgindo do antipetismo e do desgaste natural da esquerda. Agora, com as pesquisas indicando que parte considerável dos eleitores do ex-presidente reconhece sua responsabilidade na tentativa de golpe, o quadro vai se esclarecendo. Ao que tudo indica, havia uma parcela significativa da sociedade - talvez metade, ou mais - que se identificava com o conservadorismo, mas não encontrava uma referência política clara. Viram no deputado antissistema uma alternativa. No entanto, agora que "ser de direita" se tornou mais mainstream, essa base começa, pouco a pouco, a se afastar do capitão. E assim, o mito vai se desfazendo. Quem viver, verá. (Clique aqui)
Agricultura
Depois de um dia com várias especulações, deputado Arnaldo Jardim fez um vídeo para negar sua ida ao ministério da Agricultura. A notícia favorece Fávaro. (Clique aqui)
Amém
Gilberto Nascimento é eleito presidente da Bancada Evangélica. (Clique aqui)
Na hora
Receba as notícias (bem) elaboradas do Congresso em Foco, durante o dia, assim que elas saem do forno. É só clicar e entrar no WhatsApp. (Clique aqui)
Por aí
Mais notícias do dia:
Erika Hilton apresenta PEC do fim da escala 6x1. (Clique aqui)
Comissão marca votação do Orçamento de 2025 para 11 de março. (Clique aqui)
Em áudio, policial diz que "estavam com Moraes na mira para atirar". (Clique aqui)
Lula é aprovado por 40% e desaprovado por 55%, diz pesquisa CNT. (Clique aqui)
Câmara aprova crédito tributário para pequenas empresas de exportação. (Clique aqui)
Informativo nº 11
Informativo nº 10
Informativo nº 9
Informativo nº 8
Informativo nº 7