Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
12/6/2018 | Atualizado 14/6/2018 às 16:51
Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, nesta terça-feira (12), aumentar a restrição do foro privilegiado de ministros de estado. Ao julgar a denúncia envolvendo o ministro Blairo Maggi (PP), licenciado do Senado para exercer o cargo de ministro da Agricultura, a maioria dos ministros decidiu remeter o caso para a primeira instância da Justiça.
A defesa do senador licenciado afirma que Maggi já desistiu da vida pública e que o ministro defende o fim da prerrogativa de foro. O mandado de Maggi no Senado se encerra neste ano e ele afirma que não concorrerá a nenhum cargo público nas eleições de 2018.
<< PGR denuncia ministro da Agricultura, Blairo Maggi, por corrupção
O relator do caso, ministro Luiz Fux, votou para aplicar o mesmo entendimento do pleno da Corte, em 3 de maio, que determina que apenas crimes cometidos durante ou em razão do cargo serão competência do STF. O voto de Fuz foi seguido por Luis Roberto Barroso, Marco Aurélio Mello e Rosa Weber. O único voto dissidente foi de Alexandre de Moraes, que votou por enviar o caso não para a primeira instância, mas sim ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
Agora, a denúncia apresentada no mês passado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, será analisada pela Justiça Federal de Mato Grosso. Maggi é acusado de corrupção, por supostamente ter participado de esquema de compra de vagas no Tribunal de Contas do Mato Grosso, em 2009. O ministro teria recebido pelo menos R$ 4 milhões em propinas.
A investigação teve origem na Operação Ararath, deflagrada pela Polícia Federal em 2013. A operação investiga "bancos de propina" no Mato Grosso, e cerca de 50 inquéritos já foram abertos a partir dela.
Os advogados do senador licenciado afirmaram que o ministro aceitou a remessa de seu caso para a primeira instância com tranquilidade.
<< Mais da metade do Senado é acusada de crimes. Veja a lista atualizada dos investigados
Tags
Temas
LEIA MAIS
AGENDA DA CÂMARA
Câmara concentra votações da semana em propostas do Judiciário
SISTEMA ELEITORAL
VOTO DISTRITAL MISTO
Câmara se mexe para mudar regra de eleição de deputado e vereador