Marco Túlio Pires, coordenador do Gooogle News Lab no Brasil
Principal fonte de informações da internet, o
Google quer contribuir com o desenvolvimento de novos modelos de jornalismo que sejam sustentáveis no futuro. Nesta semana, por exemplo, anunciou o financiamento de 30 projetos jornalísticos da América Latina - o
Congresso em Foco é um deles! E isso tem uma explicação: O Google acredita que o seu futuro está alinhado com o futuro do jornalismo.
> Vencemos o Desafio Google. Saiba o que isso significa
"A missão do Google é organizar a informação do mundo e torná-la acessível e útil a todos. De certo modo, essa também é a missão do jornalismo. Então, o futuro do Google e o futuro do jornalismo estão entrelaçados", afirmou o coordenador do Gooogle News Lab no Brasil, Marco Túlio Pires.
Ele explicou que essa relação é necessária porque o Google precisa do trabalho jornalístico para ter conteúdo relevante para oferecer à sociedade. "O Google não produz conteúdo, quem produz são os 'publishes'. Então, é importante para o Google cuidar e zelar pelo ecossistema de informação, para que ele continue saudável, com qualidade, para que as pessoas possam usar o Google para encontrar informação relevante para a vida delas", disse Marco Túlio, reforçando que o jornalismo é uma grande força nessa direção de ter informação útil e acessível a todos.
É por esse entendimento que o Google mantém um "Laboratório de Notícias", que trabalha com jornalismo e apoia projetos jornalísticos. "Nós temos três pilares: elevar a qualidade do jornalismo nas nossas plataformas, evoluir os modelos de negócios do jornalismo para um jornalismo sustentável na era digital e empoderar as redações para acelerar a adoção de tecnologia e inovação nas redações no mundo todo", contou Marco Túlio.
Ele ainda disse que foi justamente por ter um projeto jornalístico inovador que alia esses três pilares que o
Congresso em Foco é um dos vencedores do
Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina. O desafio do Google tem como missão acelerar a inovação no jornalismo e recebeu 300 inscrições. Apenas 30 delas foram selecionadas para desenvolver novos modelos de negócio jornalístico pautados na tecnologia. Veja
aqui mais detalhes do projeto que o Congresso em Foco site vai desenvolver no Desafio Google.
> Festival de Cannes premia projeto do Congresso em Foco e da FCB Brasil
[caption id="attachment_404868" align="alignleft" width="640"]

Campanha do Congresso em Foco no Catarse[/caption]