É inegável que há um traço autoritário no voto obrigatório. O fato de o Estado determinar que um cidadão seja obrigado a participar das escolhas dos governantes. Foto: TSE
Depois das mudanças no
calendário eleitoral de 2020 em decorrência da pandemia de
covid-19, os partidos têm até o dia 26 de setembro para efetuar o registro das candidaturas. Por isso, as legendas vêm definindo nas últimas semanas as composição de suas chapas.
Em São Paulo, a disputa começou a tomar forma. Na sexta-feira (11), o atual prefeito
Bruno Covas (PSDB) anunciou o vereador
Ricardo Nunes, do MDB, como vice. Marcio França (PSB) também comunicou no fim da semana que vai concorrer à prefeitura. O ex-governador de São Paulo terá ao seu lado Antonio Neto (PDT) como candidato ao cargo de vice.
Neste sábado (12), o PT oficializou o ex-secretário
Jilmar Tatto para o executivo municipal. A convenção petista marca a entrada do ex-presidente
Lula na campanha, que ainda não definiu um vice.
Também neste sábado, o
Novo definiu candidatura própria com o ex-secretário de Desenvolvimento Social de São Paulo, Filipe Sabará e a economista Marina Helena.
Ontem (12) o PTB anunciou a candidatura de Marcos da Costa e Edjane Sousa. É a primeira vez que o partido tem candidato à prefeitura de São Paulo em 24 anos. O PSTU definiu Vera Lúcia para a candidatura da capital paulista.
Antes disso, já estavam confirmadas as candidaturas de
Guilherme Boulos e
Luiza Erundina pelo Psol;
Joice Hasselmann pelo PSL, e
Celso Russomanno pelo Republicanos. Pelo Patriota, concorrerá Arthur do Val, o Mamãe Falei. O ex-tucano Andrea Matarazzo concorre pelo PSD. Na semana passada o PCdoB oficializou a candidatura de
Orlando Silva, a chapa ainda não tem vice.
Levy Fidelix e Jairo Glikson compõem a chapa do PRTB. Ribas Paiva sai pelo PTC, Antonio Carlos Mazzeo pelo PCB, Vivian Mendes pela União Popular, Marina Helou é a candidata da Rede e Antônio Carlos Silva, pelo PCO.
De acordo com o novo calendário, os partidos poderão iniciar as campanhas em rádio, TV e internet a partir do dia 27 deste mês. O primeiro turno acontece dia 15 de novembro e o segundo no dia 29 do mesmo mês. Confira o calendário completo:
> Mais de 70 parlamentares devem disputar as eleições municipais. Veja a lista
