Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
17/12/2020 | Atualizado às 20h44
Em nota, o Psol paulista diz que "a deputada Isa Penna é conhecida por atuar em prol do combate à violência contra as mulheres e afirma que a violência política de gênero que sofreu publicamente na ALESP infelizmente não é um caso excepcional, dado que ela e as deputadas Mônica Seixas e Erica Malunguinho, do mesmo partido, já foram assediadas em ocasiões anteriores".
Isa Penna entrou com uma representação contra o deputado do Cidadania na Alesp e também registrou um boletim de ocorrência.
No documento enviado à Assembleia, Isa Penna afirma que a conduta "inadequada e repugnante do parlamentar é tipificada pela legislação brasileira e trata-se de importunação sexual, que atenta contra a liberdade e dignidade sexual da pessoa."
O Congresso em Foco procurou o deputado Fernando Cury, mas ainda não teve uma resposta. No entanto, o Cidadania se manifestou por meio de nota assinada por pelo presidente estadual do partido de São Paulo, Arnaldo Jardim e pelo presidente nacional, Roberto Freire, onde afirma que "exige as devidas explicações do parlamentar e encaminha o caso ao nosso Conselho de Ética, para que ouvido o representado, sejam tomadas providências cabíveis e efetivas".
A legenda afirmou ainda não tolerar "qualquer forma de assédio e atuará fortemente para que medidas definitivas sejam adotadas. Temos uma história de luta em defesa dos direitos da mulher que nenhuma pessoa pode macular. "Confira nota do Psol na íntegra:
A deputada estadual Isa Penna (PSOL) foi assediada publicamente pelo deputado Fernando Cury (Cidadania) na última quarta, 16, em meio à realização da 65ª Sessão Plenária Extraordinária na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, quando estava em votação o orçamento do Estado.
Durante o início da Sessão, cujo registro público se encontra disponível no YouTube, é possível verificar que o deputado Fernando Cury conversa com o deputado Rodrigo Moraes (DEM), realiza um movimento em direção à deputada Isa Penna, e retorna a conversar com deputado Olim, que tenta impedi-lo com a mão de se dirigir novamente à deputada.
Cury, no entanto, ignora o gesto e se posiciona atrás da deputada apalpando seus seios, no que é imediatamente repelido por Penna.
A deputada Isa Penna é conhecida por atuar em prol do combate à violência contra as mulheres e afirma que a violência política de gênero que sofreu publicamente na ALESP infelizmente não é um caso excepcional, dado que ela e as deputadas Mônica Seixas e Erica Malunguinho, do mesmo partido, já foram assediadas em ocasiões anteriores.
Temas
LEIA MAIS
Plenário da Câmara
Câmara dos Deputados
Líder do Psol pressiona para votar cassação de Brazão no plenário
SEGURANÇA PÚBLICA
Guardas municipais comemoram decisão do STF sobre policiamento