Receba notícias do Congresso em Foco:
Informativo nº 31
28/3/2025 7:33
"O povo, com o seu senso justo e profundo, conhece que as questões sociais não podem ser decididas pelas aclamações das praças."
Aquartelados
Além de Bolsonaro, outros sete aliados, incluindo cinco militares estrelados, viraram réus no STF por tentativa de golpe. O "núcleo duro" agora é "núcleo réu". (clique aqui)
Marcha da ruptura
Moraes liberou a íntegra do voto que levou Bolsonaro ao banco dos réus. Digno da Netflix (fica a dica), é um roteiro do caos, com direito a prólogo, clímax e tentativa de golpe. (clique aqui)
Exílio ou show?
Léo Índio diz que pediu asilo na Argentina. O STF quer saber: drama jurídico ou tango mal ensaiado? A defesa tem 48h para responder. (clique aqui)
O perdão vem a cavalo
Débora Rodrigues, do "perdeu, mané", pediu perdão a Moraes por ter pichado a estátua da Justiça. Politicamente, sua imagem chorosa na audiência tende a reforçar o coro dos que pedem anistia. (clique aqui)
Timing
Como dissemos nesta semana, a tradição brasileira mostra que, mais dia, menos dia, a anistia aparece - sempre disfarçada de "reconciliação nacional". O problema, para quem torce por ela, é o timing: estão se precipitando. A pressa é tanta que a proposta pode morrer no ninho... ou nascer com tantas restrições que não sirva justamente para os verdadeiros interessados - os generais estrelados e o ex-presidente Bolsonaro. Mas como ainda não nos entregaram a bola de cristal, seguimos de lupa em punho. E quem viver, verá (e talvez até seja anistiado).
Prerrô
O Grupo Prerrogativas lança livro e aproveita o evento para se posicionar contra anistia aos envolvidos no 8 de janeiro. (clique aqui)
Culpa visível
Em Tóquio, Lula afirmou que é evidente que Bolsonaro tentou dar um golpe - e que, ao pedir anistia, acaba confessando a culpa. (clique aqui)
40 mil pés
Lula quer levar Davi Alcolumbre e Hugo Motta em viagens internacionais. Política, afinal, também se faz a bordo. (clique aqui)
Aforismo
Ao clicar no nome do autor do aforismo que abre nossas edições diárias (hoje o português Eça de Queirós), você pode compartilhá-la nas redes sociais com facilidade. Experimente - é rápido e simples!
Clima quente
Lula promete que a COP30 em Belém será a melhor de todas. Resta saber se o calor amazônico vai derreter as promessas. (clique aqui)
Barreira de aço
Brasil vai acionar a OMC contra tarifa imposta por Trump ao aço. (clique aqui)
Fardas na Constituição
Senado deve votar PEC que inclui guardas municipais e agentes de trânsito no rol das forças de segurança pública. Vem aí a "Constituição vestida para a ocasião". (clique aqui)
Junho é logo ali
O senador Eduardo Braga quer votar até junho o comitê gestor do novo imposto IBS. (clique aqui)
Fraudes em alta
Mais da metade dos brasileiros foi vítima de algum golpe em 2024, segundo o Serasa. Como diz o outro, o golpe está aí, cai quem quer. (clique aqui)
Crescimento encurtado
BC reduziu a projeção do PIB para 2025: de 2,1% para 1,9%. Setores puxam o freio - e o crescimento encosta no acostamento. (clique aqui)
Consignado em análise
Presidente do BC, Gabriel Galípolo, diz que impacto do novo consignado ainda não foi calculado. A dúvida: é dinheiro novo ou só troca de dívida velha? (clique aqui)
Audiência marcada
Ministros serão chamados à Câmara para audiências públicas. Lewandowski já confirmou presença. Outros devem seguir - com ou sem cafezinho. (clique aqui)
Bertha e as Fernandas
O Senado concedeu o Diploma Bertha Lutz a 19 mulheres notáveis, entre elas Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. Talento em cena. (clique aqui)
Em foco
A melhor cobertura do noticiário político: receba as pílulas do Congresso em Foco em seu celular. (Clique aqui)
Bom fim de semana!
Informativo nº 30
Informativo nº 29
Informativo nº 28
Informativo nº 27
Informativo nº 26