Dulce Pereira
Arquiteta, ambientalista, pesquisadora e professora da Universidade Federal de Ouro Preto, onde coordena o Laboratório de Educação Ambiental. Primeira embaixadora negra do Brasil, foi secretária-executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Foi suplente do ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e presidiu a Fundação Cultural Palmares. Mãe, feminista e ativista do Movimento Negro Unificado, integra várias redes nacionais e internacionais de pesquisadores e cientistas. Seu principal tema de estudos, nos anos mais recentes, têm sido as contaminações e desastres ambientais causados por rompimento de barragens.
Receba notícias do Congresso em Foco:
MAIS RECENTES
A experiência do olhar e de escrever o nosso olhar
OPINIÃO: As articulistas da coluna Olhares Negros voltam ao Congresso em Foco.
05/04/2024
Quilombolas de Alcântara versus o Estado Brasileiro: Por um Brasil mais justo
Está em pauta a exploração comercial da base de Alcântara que demanda ampliação da área ocupada, proposta avançada no governo Bolsonaro
05/05/2023
Que perspectivas os intensos 26 primeiros dias de governo nos inspiram? O ano ainda é novo, muito aconteceu, no entanto, 339 dias nos esperam
26/01/2023
Estado racista: nação dependente e subordinada
Pode-se afirmar que as campanhas das mulheres negras candidatas desnaturalizam a imposição histórica de hierarquia humana.
17/09/2022
Mulheres negras trabalhando: memória, intelectualidade e ativismo
Em 2020, quando nos reunimos para escrever a coluna Olhares Negros, talvez não soubéssemos, mas estávamos também escrevendo um livro.
28/07/2022
Quilombos, aquilombar, resistir
A nação brasileira teve a integridade de seu território, em muitos casos, protegida pelos povos indígenas e quilombolas.
26/05/2022
Iyalodê: ainda somos as mulheres do princípio do mundo
Protagonistas de episódios dramáticos, celebramos entrelaçando as dimensões espirituais com o racional, com aflição do racismo, a ética e nos cultos celebrativos matizados e transculturais onde se mostram também os valores mais encravadas que nos dão vigor e axé.
25/03/2022
10/06/2021
Olhares Negros
OLHARES NEGROS