Antônio Augusto de Queiroz
Jornalista, analista e consultor político. Mestre em Políticas Públicas e Governo (FGV). Ex-diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), idealizador e coordenador da publicação Cabeças do Congresso. É autor dos livros Por dentro do processo decisório - como se fazem as leis e Por dentro do governo - como funciona a máquina pública.
Receba notícias do Congresso em Foco:
Com recorde de candidatos à reeleição, Câmara sinaliza baixa renovação em 2023
O eventual insucesso de candidatos à reeleição será muito mais decorrente do baixo desempenho de seus partidos, especialmente os pequenos e médios, do que propriamente do desempenho individual desses candidatos.
18/8/2022
Por um ranking dos assessores de imprensa do Congresso Nacional
Congresso Nacional tem investido na profissionalização de seus quadros funcionais, seja dando oportunidade e revelando antigos talentos.
16/6/2022
Dilemas sobre a Previdência complementar do servidor
As novas regras trazem pelo menos seis novidades relevantes em relação às migrações anteriores, que precisam ser modificadas para evitar prejuízo à própria Funpresp e aos participantes.
6/6/2022
Eleições 2022: características, influências e perspectivas
As mudanças nas regras eleitorais e partidárias vai impactar o resultado para a Câmara, observa o articulista.
14/5/2022
Duas faces do poder: a visível e a invisível
Os autores discorrem sobre as origens e os fundamentos das correntes de pensamento elitistas e pluralistas.
5/5/2022
O papel de Toffoli, Maia e Alcolumbre na preservação da democracia
A história há de registar o papel fundamental que aqueles presidentes de poderes tiveram nos dois primeiros anos do governo Bolsonaro, ao contribuírem para evitar atitudes e medidas autoritárias e antidemocráticas.
28/4/2022
A agenda de políticas públicas e o processo decisório: as lições de Kingdon
Segundo a definição do autor, a formulação de políticas públicas é um conjunto de processos, que são relativamente independentes entre si.
23/4/2022
O mercado, a eleição e a política macroeconômica da esquerda
Há muita inquietação no mercado sobre a política macroeconômica de um eventual governo de esquerda no Brasil, baseada no temor de que possam ocorrer ações intervencionistas, do ponto de vista econômico e regulatório, e gastos perdulários ou sem controle.
8/4/2022
Reajuste de servidores em ano eleitoral encontra dificuldades financeiras e de ordem moral
Servidores públicos federais e estaduais em campanha salarial só têm até o dia 4 de julho de 2022 para assegurar a aprovação e sanção de lei.
30/3/2022
DANDO A VOLTA POR CIMA?
Mudança na comunicação se reflete na popularidade do governo